IX Simpósio Recife-Detroit discute o tratamento oncológico e o futuro da medicina

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

simposio-detroit-1.JPG

Pelo nono ano consecutivo, especialistas do Karmanos Cancer Center, nos EUA, vieram ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) para participarem do Simpósio Recife-Detroit. O evento, promovido pelo HCP em parceria com a Detroit International Research and Education Foundation (Diref), traz à tona discussões relevantes acerca do tratamento do paciente oncológico e promove a troca de conhecimento e a integração entre as duas instituições.  Este ano, o simpósio, que ocorreu na última quinta-feira (25), contou com a presença inédita do futurista David Ellis, responsável por ministrar a palestra magna que deu título ao evento – “O futuro da medicina: perspectivas e novos horizontes”.

Pela manhã, o urologista dr. Edson Pontes e o cirurgião oncológico dr. Donald Weaver, fundadores da Diref, participaram da realização de uma gastrectomia e uma cistectomia, ambas realizadas no Centro Cirúrgico do HCP. Ao mesmo tempo, o patologista dr. Wael Sakr participou de atividades no Serviço de Patologia da instituição. À tarde, a programação incluiu palestras, mesas-redondas e discussões de casos. “A nossa ideia é manter uma relação contínua com a Diref. Pretendemos enviar residentes e médicos daqui para Detroit, para que eles tenham essa vivência”, ressaltou o coordenador do Simpósio Recife-Detroit, o urologista dr. Felipe Dubourcq. 

Superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca agradeceu a presença dos visitantes e destacou a importância do evento para o corpo clínico da instituição. “Queremos que isso ganhe uma amplitude cada vez maior, para que nossos residentes e médicos possam ampliar seus conhecimentos. Já plantamos uma semente, agora precisamos colher os frutos”, destacou. “Cada vez mais estamos integrando o ensino e a pesquisa à assistência e espero que, em pouco tempo, possamos integrar muito mais. É um desafio interno, da nossa instituição, e contamos com outras instituições, como o Karmanos Cancer Center, para isso”, reforçou o assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa, dr. Guilherme Costa.

A Diref é uma instituição norte-americana que visa promover a educação e a pesquisa dentro da Medicina. Um dos resultados conquistados pelo projeto ao longo desses nove anos é o fato de que os urologistas do HCP podem acompanhar, pela internet, as conferências de urologia realizadas na Diref. “É sempre um prazer voltar ao Recife e trocar ideias sobre como podemos melhorar nossas clínicas e desenvolver pesquisas. A nossa fundação quer estabelecer laços com pessoas do mundo todo”, reforçou o urologista da Diref, dr. Edson Pontes. Além do Recife, o projeto também ocorre em Fortaleza e na Índia, todos os anos.

simposio-detroit-2.JPG

simposio-detroit-3.JPG

simposio-detroit-4.JPG

simposio-detroit-5.JPG

 

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais