Em atenção ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, HCP reforça que pacientes oncológicos podem doar córneas

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

destaque.jpg

No Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado nesta quinta-feira (27), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) chama a atenção para um fato: você sabia que os pacientes com câncer também podem ser doadores? Via de regra, os pacientes oncológicos estão aptos a doar a córnea, tecido transparente localizado na parte anterior do globo ocular. Atualmente, o HCP é a instituição que mais capta córneas em todo o Estado. Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-PE), somente este ano o HCP realizou a captação de 127 córneas.

“É necessário acabar com o mito de que paciente oncológico não pode ser doador. A disseminação do câncer é feita pela via sanguínea e como a córnea é um tecido não vascularizado, não existe, em geral, essa contraindicação”, explica o superintendente Técnico do HCP, dr. Fábio Malta. As exceções acontecem no caso de pacientes com infecções generalizadas e tumores sanguíneos ou no globo ocular.

Criada em 2013, a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIDHOTT) é quem realiza o grande trabalho de conscientização dos profissionais de saúde e de acolhimento das famílias. A CIDHOTT é composta por um médico, um enfermeiro, um psicólogo e técnicos de enfermagem, que atuam 24h por dia nessa missão. “Nesse acolhimento, é colocado para a família que eles podem ajudar outras pessoas a recuperarem a visão. Em geral, as famílias recebem bem essa notícia”, destaca dr. Fábio, que também é o coordenador Médico da CIDHOTT.

A participação do HCP na captação desse tecido tem ajudado o Estado a manter o status de córnea zero, reconquistado em julho de 2017. Isso quer dizer que todo o paciente que tiver indicação para o transplante de córnea irá realizar o procedimento em até 30 dias, contados a partir da realização dos exames necessários e da posterior inscrição na fila de espera. Desde o começo do ano, já foram realizados 529 transplantes de córnea em Pernambuco.

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais