Espaço Renascer comemora 40 anos de história

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

renascer-2.JPG

A história de Vandailda de Oliveira, 75, mudou de rumo pela primeira vez há 33 anos, quando descobriu um câncer de mama. Durante o tratamento, que incluiu duas cirurgias e muitas sessões de radioterapia, a vida de dona Vandailda foi transformada pela segunda vez, após receber um convite para participar de um encontro com mulheres que, assim como ela, precisaram enfrentar a mastectomia - nome dado para a cirurgia de retirada da mama. Foi assim que ela conheceu o Espaço Renascer, grupo de apoio do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) que, na última quinta-feira (13), celebrou seus 40 anos de história em uma grande festa, organizada a partir do empenho das próprias pacientes no D’Hartes Recepções e Eventos.

renascer-5.JPG

 

O Espaço Renascer nasceu a partir de uma ideia do mastologista Esdras Marques, médico que atuava no HCP e que, em 1978, convidou a educadora Georgina Moreira, conhecida como Gina, e a assistente social Fátima Cabral para criarem o grupo. Na época, as reuniões aconteciam na academia de dança da própria Gina, em Olinda. “Quando eu cheguei lá pela primeira vez, eu estava muito triste. Mas, quando eu saí, eu estava diferente, sorrindo. Eu descobri que nada estava perdido na minha vida”, relembrou Vandailda, hoje a paciente mais antiga do grupo.

Toda a trajetória do grupo foi contada durante a festa, tanto através de imagens que projetadas em um telão quanto por meio dos depoimentos das fundadoras e de Luana Oliveira e Erika Barros, psicólogas que também atuaram no projeto. Filhas de dr. Esdras, Ana Cecília e Andréa foram convidadas para os festejos e receberam uma placa em homenagem ao trabalho desenvolvido pelo pai, já falecido. “Ele ficaria orgulhoso em ver que esse projeto sobrevive. Ele soube germinar bem essa semente em outras pessoas. É incrível chegar aqui e encontrar pacientes que foram curadas por ele”, agradeceu Ana Cecília.

renascer-4.JPG

A festa contou, ainda, com a apresentação do Jogral Renascer e da Dança da Vida, atividades preparadas pelas pacientes especialmente para a ocasião. A Banda Trepidant’s garantiu a animação dos presentes. “Nós só temos a agradecer por esse trabalho tão bonito, feito com tanta dedicação. A atividade do Espaço Renascer tem um papel fundamental na reabilitação e na superação dos desafios e da doença. Nosso papel é acolher e cuidar”, destacou o superintendente Técnico do HCP, dr. Fábio Malta. Além dele, também estiveram presentes a superintendente Administrativa, Cláudia Barbosa, e o superintendente do HCP Gestão, Felipe Bitu.

renascer-3.JPG

renascer-1.JPG

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais