Coordenador científico do serviço de ortopedia oncológica do HCP presta serviço voluntário em Gaza

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

texto-marcelosouza.jpeg

Sete dias de viagem, 25 cirurgias realizadas e muita troca de conhecimento, esse foi o resultado da viagem voluntária realizada no último mês de abril pelo doutor Marcelo Souza, coordenador científico do Serviço de Ortopedia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), para a Faixa de Gaza, território palestino. O doutor estava em missão humanitária através da ONG Palestine Children's Relief Fund (PCRF) - o Fundo de Ajuda às Crianças da Palestina, com a missão de fornecer ajuda médica e humanitária para a população que vive em situação de vulnerabilidade. "O país está em guerra há décadas, a população privada de sua própria liberdade, vivendo em uma prisão a céu aberto, sem serviços básicos, como água e luz, e até mesmo saúde", destaca dr. Marcelo.

Marcelo Souza foi o único especialista em ortopedia oncológica a ir até Gaza, região onde 50% da população tem até 14 anos de idade, grupo de risco para o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, tipos de câncer ósseo agressivo e mais comum em crianças e adolescentes, especialmente na área do joelho. "É grande a necessidade de médicos dessa especialidade. Das 25 cirurgias realizadas, a maioria foram para a retirada de tumores", destaca. Durante a viagem não deixou seu conhecimento apenas nas cirurgias, mas também em aulas que ministrou para médicos e residentes locais. "Agora estou na torcida para que algum desses médicos possa continuar esse treinamento aqui. Seria muito importante para o povo palestino", espera dr. Marcelo Souza.

O médico destaca que também aprendeu muito com a viagem e que com certeza indicaria essa missão para os seus colegas de profissão, assim como pretende voltar sempre que for solicitado. "Apesar das dificuldades o país é muito acolhedor e precisa de ajuda. Esse trabalho também é uma oportunidade para aprendermos a fazer o melhor possível com o mínimo de estrutura disponível", ressalta. Doutor Marcelo Souza também já esteve em Moçambique, Angola e Bolívia para prestar serviço voluntário.

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais