Hospital da Mulher do Recife é inaugurado

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-05.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-05.jpg

Na manhã da última sexta-feira (13), foi realizada a inauguração oficial do Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR). Com uma área total construída de 13.348,98 m² e instalado num espaço de 30 mil m², o hospital é a maior unidade de saúde construída pela Prefeitura do Recife em toda a sua história. Entre recursos municipal, estadual e municipal, foram investidos na obra e na aquisição de equipamentos R$118 milhões. O Hospital de Câncer de Pernambuco é a Organização Social de Saúde responsável pela gestão do HMR.

O Hospital da Mulher do Recife, localizado na BR-101, no bairro do Curado, iniciou efetivamente os atendimentos no dia 10 de maio. Desde então, centenas de consultas e exames já foram realizados. O equipamento começou a funcionar com capacidade para realizar quase 12 mil exames e 5 mil consultas por mês.

A solenidade de inauguração foi acompanhada por mais de 1.000 pessoas e contou com a presença do prefeito Geraldo Júlio, do governador Paulo Câmara e demais lideranças políticas; além do Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correria e do Secretário de Saúde do Estado, Dr. José Iran Costa. A superintendência do HCP também esteve presente. 

“Esse hospital era apenas um sonho da gestão do prefeito Geraldo Júlio, hoje ele se torna uma grande realidade. Tenho convicção da participação efetiva da primeira dama, Dra. Cristina Mello, pois sei o quanto ela é sensível as causas sociais”, declarou Dr. Hélio Fonseca, Superintendente Geral do HCP. “O HCP chega até aqui para fazer parte dessa história e muito nos honra por ter sido a instituição com modelo de organização social vencedora do processo de licitação pública”, completou. 

Dr. Hélio falou ainda sobre a gestão do Hospital da Mulher. “Faremos aqui uma gestão como hoje já realizamos no HCP: com muita responsabilidade, compromisso, empenho e sobretudo com olhar sempre atento e ativo para um melhor acolhimento das nossas pacientes. Nossa premissa será a humanização e humanizar é olhar para os outros com o olhar do coração”, 

Os serviços da unidade estão sendo implantados de forma gradativa. Essa medida é necessária para oferecer uma melhor assistência para as usuárias. Quando tiver em pleno funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife poderá realizar mais de 67 mil procedimentos por mês – partos, cirurgias, exames, internações, consultas especializadas, entre outros atendimentos necessários para garantir a assistência integral à saúde da mulher. O HMR conta com um total de 150 leitos e tem capacidade para atender 400 partos e 250 cirurgias por mês. A unidade conta com duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com 10 leitos para bebês e outra com 10 leitos para mulheres, duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com 27 leitos, 16 consultórios especializados (ginecologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, hematologia, psiquiatria, entre outros) e realiza exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio x, entre outros). Para atender as mulheres, o hospital conta com 1.108 profissionais (158 médicos; 236 outros profissionais de nível superior; 552 profissionais de nível médio/administrativo; 162 profissionais de nível fundamental). 

Para ter acesso aos procedimentos ofertados pelo HMR é necessário seguir o fluxo de marcação estabelecido pelo município, por meio do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg), com encaminhamento efetuado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs ou Upinhas) de referência da usuária, sempre respeitando a ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco que é preconizada pelo Ministério da Saúde.

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-02.jpg

EQUIPAMENTOS:

 Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT)

 – Tomografia

 – Patologia Clínica

 – Eletrocardiografia

 – Densitometria Óssea

 – Urodinâmica

 – Radiologia Convencional e Contrastada

 – Tococardiografia

 – Colonoscopia

 – Ultrassonografia

 – Ecocardiografia

 – Endoscopia

 – Mamografia

HOSPITAL DA MULHER EM NÚMEROS:

 – 1.108 profissionais em atuação no pleno funcionamento;

 – 158 médicos;

 – 236 outros profissionais de nível superior;

 – 552 profissionais de nível médio/administrativo;

 – 162 profissionais de nível elementar;

 – 13.348,98 m² de área construída;

 – 150 leitos (internamento)

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-01.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-03.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-04.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-06.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-07.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-09.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-10.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-11.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-12.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-13.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-14.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-15.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-17.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-18.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-19.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-20.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-21.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-22.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-23.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-24.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-25.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-26.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-27.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-28.jpg

Hospital_da_Mulher_do_Recife_e_inaugurado-29.jpg

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Compartilhar notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais notícias

Informações Gerais
(81) 3217.8000

Ouvidoria
(81) 3217.8028

Trabalhe Conosco
selecao@hcp.org.br

Comunicação e Assessoria de Imprensa
(81) 3217.8153    (81) 97507.3715
assecom@hcp.org.br

Doações
(81) 3217.8025
doacao@hcp.org.br

Redes sociais

Como chegar ao HCP 
Av. Cruz Cabugá, 1597 – Santo Amaro, Recife – PE, 50040-000

Campanha Dezembro Laranja

O mês de dezembro marca o início do verão e, para muitas famílias, também o período de férias, sinônimo de longa exposição ao sol, principal fator de risco para o câncer de pele. Para estimular atitudes preventivas para esta doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) trabalha anualmente a campanha Dezembro Laranja.

Campanha Novembro Azul

O diagnóstico tardio é um dos principais motivos para o câncer de próstata ser o segundo tipo de tumor maligno que mais mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Com o objetivo de estimular que os homens tenham mais atenção à saúde e façam seus exames regularmente, possibilitando a detecção precoce da doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) entra na campanha Novembro Azul.

Campanha Outubro Rosa

O diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer. A campanha Outubro Rosa, já conhecida mundialmente, busca trazer esse alerta – a importância da detecção do câncer de mama no estágio inicial. Referência no tratamento de pacientes oncológicos no estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) trabalha o tema anualmente, com o propósito de estimular o debate sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Campanha Julho Verde

Julho é o mês escolhido pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e várias organizações de saúde para alerta a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, termo utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam na face, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireoide, e ossos da cabeça e pescoço. A campanha denominada “Julho Verde” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses cânceres, que historicamente estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) e exposição ao sol.

Campanha Abril Amarelo

Apesar de raro, representando 2% do total de cânceres diagnosticados, o câncer ósseo possui um alto índice de mortalidade, atingindo principalmente crianças, adolescentes e idosos. Não existe maneira de prevenir esta doença, sendo o diagnóstico precoce a melhor forma de garantir a qualidade de vida do paciente e até a cura. Pensando na importância da conscientização sobre o tumor, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) engajou-se na causa e criou a campanha “Abril Amarelo”, que em 2020 chega ao seu 6º ano, com o objetivo de fazer este importante alerta.

Assistência

Grupo de assistência às enfermarias

São voluntárias que ajudam os pacientes internados e que tiveram alta e, também, o próprio hospital. Com ajuda de parceiros, viabilizam remédios ou exames que não são oferecidos pelo SUS, ou seja, que não são disponibilizados pelo HCP. 

 

Grupo de assistência aos ambulatórios 

Voluntários que dão suporte às necessidades dos ambulatórios, arquivo, patologia, quimioterapia e radioterapia. Pegam prontuários nos arquivos, protocolam e levam documentação para outros departamentos, anotam cartões dos pacientes que serão atendidos e levam pacientes aos setores.

Pipoca do Amor

Os voluntários se unem para levar amor e carinho ao paciente e acompanhante, através de um alimento hospitalar nutritivo simples, higiênico e barato, a pipoca. O intuito dessa ação é transmitir alegria, descontrair, favorecer a integração interpessoal, auxiliar na terapia psicoemocional. Para ganhar a pipoca é preciso apenas de uma coisa, um sorriso.

As pipocas são doações de parceiros e da sociedade que contribuem com dinheiro para compra da pipoca. Os voluntários “pipoqueiros”, usam como uniformes aventais estampados e alegres e decoram cestas, onde são colocadas as pipocas, de acordo com datas comemorativas e plaquinha com frase: “Troca-se por um sorriso”.

Xerox/Lojinha

Atende pacientes e acompanhantes que precisam tirar cópia de documentos para apresentar ao hospital, assim como, quando há necessidade de atender demanda maior de xerox de folhetos/informativos do setor de Serviço Social e do Espaço Renascer. Os voluntários que estão nesse setor também dão informações às pessoas sobre localização, como chegar a determinado setor ou ambulatório, por exemplo, assim como também solicitam apoio aos maqueiros quando percebem a necessidade de dar suporte a algum paciente. Nesse setor também funciona uma lojinha de artesanato com preço acessível, assim como venda de camisa e lacinhos de campanha.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 12h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres)

Bazar

Esse setor é a principal fonte de renda da Rede Feminina, inclusive esses recursos financeiros ajudam na compra de medicamentos, passagens para os pacientes, manter a Casa de Mirela e suprir algumas necessidades do hospital.

As doações de roupas, calçados e eletrônicos são vendidas no bazar por preço acessível para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Local: Bazar (ao lado do ambulatório da pediatria)

Espaço da Beleza

Espaço de acolhimento para pacientes mastectomizadas e/ou que perderam os cabelos. No setor são doadas próteses mamária, perucas, sutiãs, lenços, toucas, chapéus e o mais importante: o amor, o ombro amigo.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Local: _____

Espaço da Paz

Criado em 2011, pela atual presidente da Rede Feminina, a senhora Maria da Paz, o projeto surgiu quando a voluntária identificou que os pacientes iam para casa bem e retornavam debilitados, porque não tinham uma alimentação adequada em suas residências, passando assim a doar mensalmente cestas básicas, inclusive com a presença de suplementos alimentares.

O projeto é realizado em parceria com o serviço Social do HCP, que verifica a situação socioeconômico dos pacientes, assim como o guia de prescrição médica, detalhando o nome do paciente e as necessidades específicas dele para que sejam atendidas. As doações são entregues uma vez por mês para cada paciente beneficiado cadastrado pelo voluntariado.

Além de cestas básicas o projeto também doa fraldas, medicamentos, travesseiros, brinquedos, cadeiras de rodas e kits de higiene (escova e pasta de dentes, sabonetes, etc.)

Funcionamento: de domingo a domingo, das 7h às 15h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres).

Rendarte

Nesse projeto, o voluntariado oferece cursos de capacitação em artesanato (tricô, crochê, pintura e reciclagem), para pacientes e acompanhantes. O objetivo é que o público aprenda atividades que possam gerar renda.

Alguns dos produtos desenvolvidos são vendidos no local e o lucro revertido para a compra de novos materiais utilizados nos cursos.

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: Rendarte (ao lado da odontologia).

Chá e sopa

Para atender principalmente os que não possem recursos para alimentar-se, o projeto oferece diariamente, de forma gratuita, um lanche aos pacientes ambulatoriais e aos seus acompanhantes. Os insumos são disponibilizados pela Rede Feminina e produzidos pelo setor de nutrição do hospital.

Quando não conseguem as doações desses insumos, a própria Rede Feminina realiza a compra.

Funcionamento: _____
Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres)

Espaço Renascer

Local onde as mulheres renascem para a vida, através do resgate da autoestima. Esse trabalho tem mais de 40 anos e surgiu através do mastologista e cancerologista Dr. Esdras de Queiroz Marques e que em seguida foi encabeçada por Giorgina Moreira e Fátima Cabral.

No projeto é oferecido suporte de assistente social, apoio psicológico, atividades físicas, dança, jogral e comemoração das datas festivas. O objetivo é que as mulheres aprendem a amar seu corpo e ter mais qualidade de vida.

Esse espaço tem como objetivo reintegrar a mulher à sociedade de uma forma holística, tendo em vista a sua recuperação como um todo (psíquico, físico e social). É um atendimento prestado na grande maioria às mulheres mastectomizadas ou que passaram por outros tratamentos de câncer de mama, através de uma equipe multidisciplinar, composta de uma assistente social, psicóloga e educadora física.

Funcionamento: quinta-feira, das 8h às 11h.

Local: departamento de fisioterapia do HCP.

Casa de Mirella

A Casa de Mirella é o Centro de Apoio ao Paciente do Hospital de Câncer de Pernambuco, onde pacientes e acompanhantes vindos do interior e que não tinham condições financeiras de ficar no Recife são hospedados para realizar o tratamento no HCP.

Acolhimento humanizado, respeito, dignidade, carinho. Nesse local todos são tratados como pessoas que tem necessidades e precisam de cuidado. É oferecido dormida limpa, banho, refeições, atividades terapêuticas e recreativas, como jogos, dominó, dama, pintura e confecção artesanal.

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: R. Frei Afonso Maria, 357 – Amaro Branco, Olinda 

Confecção de perucas

Doado gratuitamente, o setor confecciona perucas para serem doados aos pacientes. Todo o trabalho é feito por costureiras voluntárias, com cabelos e demais insumos doados.

No local, para quem tiver interesse de cortar e doar o cabelo na hora, também é oferecido o serviço de corte gratuito.

Como doar cabelo?

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres).

Informações Sobre o Doador e Sua Doação