Os trabalhos também foram publicados na Braspen Journal, produzida pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)
Dois estudos desenvolvidos no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), instituição referência em tratamento oncológico no estado, foram apresentados entre os dias 14 e 16 de junho, em São Paulo/SP, na 44ª edição do Ganepão, um dos maiores congressos de nutrição da América Latina. Rayanne Patrizia Mendonça e Andrea Cláudia Barros, nutricionistas oncológicas do HCP, apresentaram dois estudos com os temas: “importância da adequação da terapia nutricional enteral em pacientes críticos”; e “impacto da terapia nutricional precoce no doente em pós-operatório de tireoidectomia parcial secundária a carcinoma bem diferenciado da tireoide”.
O evento anual, realizado em formato presencial e online, conta com a presença dos mais renomados profissionais de saúde do segmento, e se destaca por apresentar conteúdo científico relevante, multidisciplinar e atual, chancelado por importantes Instituições e Associações da área da saúde.
Os estudos
Levando em consideração que a desnutrição é um fator frequentemente encontrado no paciente oncológico e pode ser consequência do aumento da demanda nutricional do tumor e das alterações metabólicas causadas pela doença, o relato de caso “impacto da terapia nutricional precoce no doente em pós-operatório (POI) de tireoidectomia parcial secundária a carcinoma bem diferenciado da tireoide” conseguiu demostrar que a terapia nutricional precoce na oncologia tem por objetivo amenizar o impacto da doença, assegurar as necessidades nutricionais na tentativa de manutenção ou recuperação do estado nutricional e oferecer maior qualidade de vida, corroborando para melhores desfechos clínicos principalmente no paciente em cuidados intensivos.
Para o estudo “importância da adequação da terapia nutricional enteral em pacientes críticos”, foi levado em consideração que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é caracterizada em um ambiente hospitalar restrito dedicado ao tratamento de pacientes em estado crítico com risco de vida e se a terapia nutricional enteral é uma peça fundamental e estratégica para o desfecho clínico. Esse estudo trouxe como resultado a importância de estabelecer e avaliar, em todos os pacientes, a condição nutricional anterior à admissão, a patologia de base e a proposta terapêutica implementada pela equipe multidisciplinar, de modo então a ser capaz de criar protocolos específicos para otimizar a adequação a terapia nutricional enteral, visto que são pacientes com alto risco de complicações e depleção nutricional.
Os estudos também foram publicados na edição abril/junho da revista cientifica da Braspen Journal, produzida pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). A revista é voltada aos interesses acadêmicos e, especialmente, de pesquisa em nutrição enteral e parenteral no país. A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade afiliada à Associação Médica Brasileira (AMB), que congrega médicos atuantes na área de terapia nutricional, assim como profissionais não médicos de áreas afins, tais como nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e outros.