Espaço Renascer comemora o Natal para mulheres mastectomizadas - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Espaço Renascer comemora o Natal para mulheres mastectomizadas

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

DSC02335.JPG

Quando Gabriela Lopes foi para a primeira reunião do Espaço Renascer estava bastante relutante. Ela não acreditava que poderia se entusiasmar com um grupo de apoio que realizava atividades em grupo para mulheres mastectomizadas. Para a sua surpresa, ela continuou indo para as reuniões seguintes, cada vez mais entusiasmada e acolhida pelas companheiras. Na manhã da última quarta-feira (14), ela participou da sua primeira festa de Natal no Espaço, que já acontece há 37 anos. A festa teve início às 9h e se estendeu por toda a manhã no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). 

A celebração, que contou com música ao vivo, animou as mulheres que integram o grupo. Para a assistente social, Maria Filgueira, “esse clima de alegria e comemoração à vida é fundamental para a recuperação das pacientes. Trata-se de um trabalho de empoderamento para essas mulheres que sofreram com o câncer de mama”. A festa foi composta por toda a equipe que forma o Espaço Renascer: assistentes sociais, psicólogas e, claro, pacientes e ex-pacientes. 

Segundo Gabriela, “é muito legal podermos celebrar uma vitória pra todas nós, porque não é fácil lidar com toda essa transformação que acontece nas nossas vidas”. Ela lembra como foi o seu Natal no ano anterior, quando ainda estava fazendo o tratamento de quimioterapia e tudo pelo que passou. Hoje ela se vê novamente comemorando esta data e confessa: “eu não esperava que eu fosse gostar mais uma vez de Natal, não esperava que seria tão divertido vir para o HCP para comemorar esse renascimento”.

DSC02339.JPG

DSC02340.JPG

 

DSC02344.JPG