UPAE do Arruda orienta idosos sobre como evitar quedas em casa - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

UPAE do Arruda orienta idosos sobre como evitar quedas em casa

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

upae-arruda-6meses.jpg

Em comemoração aos seis meses de funcionamento da UPAE do Arruda, pacientes e acompanhantes da unidade participaram, na última quinta-feira (29), de uma programação diferente. Além das consultas e exames regulares, eles receberam orientações sobre prevenção de quedas e fraturas, sobretudo, em pacientes idosos. A precaução principal é para evitar acidentes em casa, onde ocorrem 70% das quedas. "A melhor forma de comemorar os seis meses da UPAE é com mais serviços de saúde, como estamos fazendo", afirma Adriana Bezerra, coordenadora geral.

Desde que foi inaugurada em 30 de junho passado, a unidade já atendeu 76.500 pessoas. Atualmente, realiza uma média de 2.200 atendimentos/dia entre consultas, exames e sessões de fisioterapia. Na principal sala de espera da unidade, os usuários receberam informações e dicas para evitar acidentes em casa, tiraram dúvidas, e ainda, fizeram uma sessão coletiva de alongamento e exercícios. "Foi ótimo", elogiou o aposentado Cícero Alves do Amaral, 78 anos. Morador de Lagoa Encantada, ele faz sessões de fisioterapia na UPAE para se tratar de uma artrose.

Quem também gostou da atividade foi o porteiro José Ricardo, 37 anos, que faz fisioterapia na unidade para se tratar das conseqüências da chikungunya. "Aqui, somos quase uma família", diz ele, entre uma brincadeira e outra com seu Cícero. "Além da assistência médica propriamente dita, temos a missão de promover uma saúde de qualidade. E usuários bem informados podem, inclusive, repassar conhecimento em casa, junto aos seus familiares, ajudando a que todos busquem uma qualidade de vida mais saudável", informa Filipe Bitu, superintendente executivo do HCP.

A UPAE do Arruda foi construída pelo Governo do Estado e repassada para administração do Recife. Está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco e o acesso dos pacientes é por meio da Atenção Básica, com regulação municipal.

Orientações

As orientações sobre como evitar acidentes em casa foram repassadas aos usuários pelos fisioterapeutas André Bandeira, Aldenice Costa e Luciana Mergulhão, além da terapeuta ocupacional, Simone Guimarães; todos da unidade. Abaixo, algumas das dicas:

 - Colocar tapetes antiderrapantes no box do banheiro. Evitar tapetes de pano.

 - Utilizar móveis com quinas arredondadas e macias

 - Deixar área de circulação livre para evitar quedas

 - Tomadas devem ficar na altura de 46 cm

 - Evitar cama muito alta.

 - Boa iluminação em todos os ambientes da casa.

 - Telefones com números importantes e urgentes gravados na memória ou colados junto ao telefone.

Especialidades - A UPAE do Arruda oferece nove especialidades médicas: Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Psiquiatria, Urologia, Pneumologia e Ortopedia; além dos serviços de apoio diagnóstico, como Ergometria, Ecocardiograma, Raio–X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e Endoscopia Digestiva. Junto às outras categorias profissionais, a unidade possui o serviço de reabilitação motora com uma equipe especializada em fisioterapia e terapia ocupacional; além de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social.

Endoscopia e Estomatoterapia - Na rede municipal de saúde existem dois serviços que apenas da UPAE do Arruda disponibiliza. São estes: Endoscopia (procedimento que consiste na exploração visual e obtenção de imagem diagnóstica, com a utilização do aparelho endoscópio) e Estomatoterapia (curativos especiais, com enfermeiros específicos desta área).

Abertura de serviços - Na primeira quinzena de janeiro de 2017, a UPAE do Arruda passará a contar com o serviço de Colonoscopia e serão ofertados 144 exames/mês; além dos serviços de MAPA( monitorização da pressão arterial ) e HOLTER (exame que monitora a atividade elétrica do coração).