Hospital de Ciência e Pesquisa: Acolher e cuidar com qualidade é a nossa missão - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Hospital de Ciência e Pesquisa: Acolher e cuidar com qualidade é a nossa missão

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

hospital-ciencia-pesquisa.jpg

Foto: Dra. Juvanier Cruz, Dra. Leuridan Torres e Dr. Marcelo Salgado

 

 

Com 75 anos de história, o HCP produz importantes pesquisas, especializa profissionais em oncologia e promove simpósios e eventos científicos

Acolher e cuidar de pessoas com câncer, promovendo ensino e pesquisa com excelência em gestão de saúde, faz parte da missão do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Através dos pilares de integração, inovação e ampliação de conhecimento, a instituição tem se tornado centro de referência em Ensino e Pesquisa, com investimento cada vez maior em ensino, aprendizagem, produção científica e promoção de simpósios e congressos.

Entre as atividades promovidas, destacam-se a residência médica e multiprofissional (especialização de profissionais em diversas áreas da oncologia, por meio da qual já foram formados 32 residentes médicos e 46 em especializadades multi e uniprofissionais); programas de pós-graduação em mestrado e doutorado; produções científicas (grandes pesquisas e descobertas em saúde); Fellowship em Urologia Oncológica e Neurocirurgia Oncológica (especialização de médicos por meio do acompanhamento de atividades práticas e teóricas nas áreas); Liga Acadêmica de Oncologia (programa de acompanhamento para estudantes de universidades); entre outras. 

Dentro do contexto de formação profissional, em mais um passo na consolidação de suas atividades de ensino, o departamento de Ensino e Pesquisa do HCP deu início, este ano, ao Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos, através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). A capacitação gratuita reúne um corpo docente de referência, com objetivo de aperfeiçoar a qualidade da assistência aos pacientes oncológicos em cuidados paliativos tratados na rede do SUS de Pernambuco.

“Ainda no campo do ensino, o HCP tem realizado, frequentemente, cursos, estágios, simpósios, com um grande nível de ampliação e participação de profissionais não apenas do HCP, mas de outras regiões do Nordeste e do Sudeste do país”, destaca o assessor da Superintendência de Ensino e Pesquisa, dr. Guilherme Costa, “Tudo isso tem sido muito importante para nossa instituição, que se torna, cada vez mais, centro de referência em ensino e pesquisa”, pontua.