Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

O HCP promove, na manhã desta sexta-feira (9), um momento de conscientização sobre Cuidados Paliativos, em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado dia 5 de outubro. Com o tema “Dar mais vida aos dias”, o evento busca trazer conhecimento e maior compreensão acerca do trabalho e do tratamento de pacientes e familiares. Haverá palestras com os médicos Hélio Pinheiro e Fábio Malta sobre o alívio da dor e sobre a importância da espiritualidade. Terá também uma palestra sobre comunicação com a enfermeira Conceição Hander e haverá, ainda, uma quarta palestra, sobre como lidar com o luto, com a psicóloga Erika Barros. Tudo a partir das 8 horas da manhã.

Os Cuidados Paliativos foram estabelecidos em 2002, pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de manter a qualidade de vida de pacientes que possuem doenças que ameaçam à continuidade da vida. Mais do que tratar de dores físicas, os Cuidados Paliativos tratam, ainda, de sintomas de natureza social, espiritual e emocional. Por esta razão, é preciso a existência de uma equipe multiprofissional muito bem preparada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que, de maneira individualizada, amparem o paciente nas modificações que a doença provoca. No Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o serviço de cuidados paliativos teve início em 2010 e está focado em manter todo o atendimento humanizado, divergindo completamente do conceito de “corredor da morte”.

Os Cuidados Paliativos estão presentes desde o início, ainda na descoberta da doença, mas ganham maior significado e importância na medida em que o tratamento vai deixando de fazer efeito. Na fase final da vida, tais cuidados são cruciais e perduram no período do luto, uma vez que a família também participa de todo o processo e, muitas vezes, precisa de amparo tanto quanto o paciente, visto que não há mais chance de cura médica. A ideia é dar mais vida aos dias, sem sofrimento e sem dor.

Para participar do evento basta se inscrever na secretaria do SEP: 3217-8197.