Parece mentira, em pleno Século 21, falar de um câncer que tem como principal agente preventivo a limpeza com água e sabão, mas o câncer de pênis ainda preocupa os especialistas. Como todos os tipos de câncer, quanto mais cedo se procura ajuda médica, mais chances de cura o paciente tem. Dr. Felipe Dubourcq, urologista do HCP, explica que a doença tem maior incidência em pessoas
acima dos 50 anos, mas é possível encontrar
pacientes de outras idades.
O principal agente causador do câncer de pênis é o acúmulo de secreção branca que começa a irritar a pele e gera feridas que não cicatrizam. O segundo fator de risco são alguns tipos HPV. “Se o homem não faz uma higiene correta, a sujeira pode gerar alguma ferida e surgem então as primeiras células malignas no corpo. No caso do câncer de pênis, se observar com frequência também serve para evitar a penectomia, que é a retirada total ou parcial do órgão, tratamento que vai depender do estágio em que se encontra a doença. Em casos mais avançados, é necessário também esvaziar os linfonodos, retirar a glande e até mesmo fazer uma penectomia total, com a retirada do pênis e de toda a região reprodutora masculina, o que mexe muito com o paciente do ponto de vista emocional.
EVITE
Para evitar esta doença, que é dolorosa e que deixa sequelas físicas e sociais importantes para os homens, a dica é muito simples: lavar o pênis com água e sabão bem direitinho. E, se for constatada alguma anormalidade, é fundamental procurar imediatamente um médico. Se qualquer homem estiver sentindo muita dor, tiver uma ferida que não cicatriza, manchas ou cheiro forte, deve fazer uma consulta médica com um urologista para fazer um diagnóstico correto e tratar da saúde, mesmo com cirurgia, afinal, mais relevante que o medo é a vida que continua.
{loadposition relacionados}