Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado sempre no dia 16 de abril, a Liga de Atenção à Saúde Vocal realizou uma série de atividades no Hospital de Câncer de Pernambuco, durante a quinta e a sexta-feira passadas. Durante as atividades, houve distribuição de material educativo e realização de triagens gratuitas para a identificação de problemas vocais.
As triagens foram realizadas pelas profissionais de Fonoaudiologia do HCP. Na quinta-feira, elas foram realizadas no ambulatório de Cabeça e Pescoço do próprio Hospital e na sexta-feira foram realizadas na Praça do Derby.
As pessoas que tiveram problemas vocais identificados durante as triagens foram encaminhadas para um exame de videolaringoscopia gratuito, no próprio Hospital. O evento mobilizou pacientes, acompanhantes e funcionários e contou com a cobertura da imprensa.
Também foi distribuído material informativo sobre os cuidados preventivos que são necessários para manter a saúde vocal. Entre as orientações, estão: falar devagar e com boa dicção, descansar a voz após o uso excessivo, fazer uso de microfone para falar em público e beber bastante água ao longo do dia, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros. Para dar um ar mais lúdico à iniciativa, o ator Osvaldo Castanha se caracterizou de Charles Chaplin para um número de mímica durante as orientações da equipe de fonoaudiólogas no Hospital.
Para a fonoaudióloga do Hospital de Câncer, Ana Maria Araújo, essa avaliação é importante, principalmente, para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, locutores e professores, que devido ao abuso vocal desenvolvem ocasionalmente nódulos vocais e, em alguns casos, até mesmo câncer de laringe. Ela destaca: “Aquelas pessoas que apresentem uma rouquidão e pigarros constantes por mais de 15 dias, ou falhas na voz, devem procurar um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista para evitar a instalação de problemas vocais mais sérios”.