Dezembro de 2016 ficará marcado na memória de quatro médicos residentes do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). É que nesse mês, eles apresentaram as monografias de encerramento do programa de residência da instituição. Os estudos foram elaborados para as residências em Cancerologia Clínica e em Mastologia.
Carlos Eduardo Jerônimo, concluinte da residência em Cancerologia Clínica, desenvolveu um estudo que envolve a quimioterapia e o câncer gástrico, com o tema “Análise do tratamento quimioterápico em portadores de câncer gástrico avançado no HCP entre os anos de 2013 e 2014”. O trabalho, orientado pelos médicos Inaceli Caires e Rafael Caires, foi avaliado pelos oncologistas Leila Taguchi e Ilan Pedrosa.
Já Ana Carolina Branco, também concluinte da Cancerologia Clínica, abordou a resposta patológica da quimioterapia adjuvante em pacientes de câncer de mama tratadas no HCP entre os anos 2013 e 2014, sob orientação do oncologista Marcelo Salgado. “Esse trabalho foi brilhante, assim como a atuação de Ana Carolina durante o programa. Que os próximos residentes possam dar continuidade ao trabalho, pois assim conseguiremos resultados melhores para as nossas pacientes”, declarou a mastologista Denise Sobral, que participou da banca avaliadora juntamente com Leila Taguchi.
As concluintes da residência em Mastologia, Lenise Almeida e Ana Rita Guedes, ambas orientadas por José Peixoto, mastologista e Superintendente de Ensino e Pesquisa do HCP, também apresentaram as suas monografias após dois anos de atividades. Lenise Almeida abordou o estadiamento do câncer de mama no HCP após 10 anos de ações e programas públicos de controle do câncer, com a avaliação de Rodrigo Tancredi e Carlos Eduardo Caiado. Em seguida, Ana Rita Guedes apresentou a avaliação do grau de infiltrado linfocitário como marcador prognóstico no câncer de mama, trabalho avaliado e aprovado por Rodrigo Tancredi.
Residência Médica
No HCP, os programas de Residência Médica foram retomados em 2013, com a entrada de dois residentes para Mastologia e outros dois alunos para Cancerologia Clínica. No ano seguinte, a especialidade de Cabeça e Pescoço recebeu dois alunos, assim como a Mastologia. Em 2015, o HCP ofertou vagas para Mastologia, Cancerologia Clínica, Cabeça e Pescoço e Cancerologia Cirúrgica, que foram preenchidas por um total de oito alunos, sendo dois para cada especialidade. Já esse ano, foram disponibilizadas novamente oito vagas, distribuídas dentre as especialidades citadas acima.
“Como o HCP é referência no tratamento oncológico, os residentes escolhem a instituição como primeira opção para cursar a residência. Aqui, eles têm contato com diversas patologias, situação que traz um vasto conhecimento para o aluno”, esclareceu Luiz Henrique Araújo, coordenador da Comissão de Residência Médica – COREME. Além dos pontos abordados por Dr. Luiz Henrique, ainda é possível citar as várias parcerias do HCP com instituições nacionais e internacionais, que podem ser aproveitadas pelos residentes. “A retomada das residências fortalece o ensino e da pesquisa no hospital. Inclusive, faz parte da visão do HCP, que é ser referência na formação de profissionais”, complementou.