Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia com o A.C Camargo Cancer Center forma quatorze doutores e sete mestres

fotoaccamargo.jpeg

fotoaccamargo.jpeg

No último dia 20 de novembro, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) concluiu uma importante parceria interinstitucional através do seu departamento de Ensino e Pesquisa, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia com o A.C Camargo Cancer Center. Iniciado em 2014, o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) formou 21 profissionais, sendo sete novos mestres e 14 novos doutores em oncologia. 

“É um marco para o Ensino e Pesquisa do HCP, não apenas pela quantidade de profissionais formados, que trazem um ganho em recursos humanos ao departamento, mas, também, pelas consequências positivas dessa formação de profissionais, como a construção de pesquisas clínicas, o desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa nas diversas áreas do câncer, fomentar e qualificar o programa de residência médica e, ainda, possibilitar a criação de novos Dinters,  Stricto Sensu e Lato Sensu, para a formação de novos profissionais”, explica Guilherme Costa, assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa do HCP.

“Os novos doutores e mestres formados por meio do convênio do HCP com a Fundação Antonio Prudente (AC Camargo Center) em Ciências da Saúde foi de uma importância única para a Instituição, pois a conclusão de todas as teses e dissertações se traduziu no fechamento de um ciclo iniciado entre 2014-2015, e sou grata por ter sido a coordenadora deste convênio, e orientadora de diversos trabalhos científicos contribuindo para fomentar a produção acadêmica e fortalecer linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional”, destaca Leuridan Torres, orientadora do Programa. 

Confira a lista de todos os trabalhos apresentadores:

LISTA DOS ALUNOS DE DOUTORADO EM ONCOLOGIA DA PARCERIA AC CAMARGO/ HOSPITAL DE C NCER DE PERNAMBUCO (HCP)

1.      Carlos Eduardo Caiado Anunciação (Mastologista): Projeto intitulado “Avaliação de possíveis biomarcadores de prognóstico e preditivos de resposta a quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama localmente avançado”.

Orientadores: Dra. Ludmilla Thomé Domingos Chinen (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

2. Denise Sobral Viana (Mastologista): Projeto intitulado “Avaliação da expressão de SOX2, STAT3 e CD44 em câncer de mama com estadiamento inicial e avançado” Orientadores: Dr Victor Piana de Andrade (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

3.     Felipe Dubourcq (Urologista e cirurgião): Projeto intitulado “Avaliação da expressão de SOX2, STAT3 e CD44 como biomarcadores de prognóstico no câncer de pênis” Orientadores: Dr. Gustavo Guimarães (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

4.     Felipe da Silva Marinho (Oncologista-HCP): Projeto intitulado “Avaliação da Expressão dos Toll Like Receptors e dos Fatores de Transcrição MYD88 e NFKB em Pacientes com Carcinoma Escamoso de Pênis e Infecção por Papilomavírus Humano (HPV)”

Orientadores: Dr Fernando Soares (AC Camargo) 

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

5. José Peixoto (Mastologista): Projeto intitulado “Heterogeneidade Do Infiltrado Linfocitário Tumoral E Seu Impacto Na Sobrevida Do Câncer De Mama”

Orientador: Dr. Marcos Duarte Guimarães.

 

6.   Luciana Arcoverde (cirurgiã de cabeça e pescoço – HCP): Projeto intitulado “HPV e a Imunoexpressão de p16 e p53 em Carcinoma Epidermóide de Cavidade Oral e Orofaringe” que será sendo realizado por aluno de Doutorado do Programa ACCamargo/HCP;

Orientadores: Dr. João Gonçalves (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

7. Marcelo Salgado (Oncologista do HCP): Projeto intitulado “Investigação dos efeitos da quimioterapia neoadjuvante na resposta imune celular nos tumores de mama triplo negativo localmente avançado”

Orientadores: Dr Fernando Soares (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

8. Maria das Graças de Fátima Cavalcanti Castor (ginecologista): Projeto intitulado “Estudo da expressão de colágeno no câncer vulvar”.

Orientadores: Dr. José Vassallo (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

9. Mario Rino Martins (cirurgião oncológico do HCP): Projeto intitulado “Análise do perfil do microRNA tumoral e sua associação com a ativação plaquetária e moléculas coestimuladoras da resposta imune no câncer gastrico”

Orientadores: Dra. Maria Dirlei Begnami (AC Camargo)

    Dra Leuridan Cavalcante Torres;

 

10. Mauro Ricardo Lima Marques (Urologista): Projeto intitulado “Avaliação da expressão de STAT1, STAT4 e da resposta imune no Câncer de Pênis”

Orientadores: Dr Fernando Soares (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

 

11. Reijane Alves de Assis (Oncohematologista): Projeto intitulado “Estudo da expressão das moléculas coestimuladoras OX40, 4-1BB e CD40 no mieloma múltiplo” Orientadores: Dr. Antônio Hugo José Fróes Marques Campos (AC Camargo)

  Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

12. Rogério Santos (cirurgião oncológico do HCP): Projeto intitulado “Avaliação de metástase de linfonodos regionais, de mediadores inflamatórios e quimiotáticos em pacientes com melanoma cutâneo”

Orientadores: Dr João Pedreira Duprat (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

13. Thales Paulo Batista (Cirurgião de pelve): Projeto intitulado “Cirurgia citoredutora e quimoterapia intraperitoneal no tratamento primários dos tumores epiteliais de ovário: projeto terapeutico”

Orientadores: Dr. Levon Badiglian Filho (AC Camargo)

Dr. Cristiano Souza Leão (IMIP);

 

 

14. Vandré Cabral Gomes Carneiro (Chefe da pelve -HCP): Projeto intitulado “ensaio clínico fase II de não-inferioridade, randomizado e controlado, para avaliação da histerectomia extrafascial no tratamento do câncer de colo uterino em estágio IA2 – IB1 ≤ 2cm”

Orientador: Dr. Glauco Baiocchi Neto (AC Camargo); 

 

 

LISTA DOS ALUNOS DE MESTRADO EM ONCOLOGIA DA PARCERIA AC CAMARGO/HOSPITAL DE C NCER DE PERNAMBUCO

1.      Ana Gabriela Silva de Lima (Enfermeira): Projeto intitulado “Avaliação da qualidade de vida de pacientes oncológicos submetidos a estomas intestinais e urinários”

Orientadores: Dra. Diana Lima Villela de Castro (AC Camargo) 

 

2.    Ana Luiza de Souza Bezerra Lira (fonoaudióloga): Projeto intitulado “Análise da evolução clínica em pacientes pediátricos portadores de osteossarcoma” Orientadores: Profª. Dra. Célia Beatriz Gianotti Antoneli (AC Camargo)

Dr. Antônio Marcelo Gonçalves de Souza (HCP);

 

3.      Ana Maria Bezerra de Araújo (fonoaudióloga): Projeto intitulado “Movimentos mandibulares durante a fala após tratamento do câncer de cavidade oral e orofaringe”

Orientador: Profª. Dra. Elisabete Carrara-de Angelis (AC Camargo)

 

4.      Cíntia Maria Da Silva Dutra (Fisioterapeuta): Projeto intitulado “Expressão de BRCA1 em Câncer de mama triplo negativo e associações com características clinicopatológicas”

Orientadores: Dra. Dirce Maria Carraro (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

5.      Edla Karina Cabral de Oliveira (nutricionista): Projeto intitulado “Perfil de quimiocinas em idosos com câncer gástrico e colorretal”

Orientadores: Dr Samuel Aguiar Júnior (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

6.      Hander de Lucena (Enfermeira): Projeto intitulado “Avaliação clínica do status do paciente admitido na unidade de cuidados paliativos”

Orientadores: Prof. Dr. Celso Abdon Lopes de Mello (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP)

 

7.    Juvanier Romão Cruz (Farmacêutica): Projeto intitulado “Avaliação da relação entre a expressão de rsk1 e a presença de infiltrado de células do sistema imune em glioblastomas de paciente do hospital de câncer de Pernambuco” Orientadores: Dra. Vilma Regina Martins 

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

Compartilhar notícia

Mais notícias

Campanha Dezembro Laranja

O mês de dezembro marca o início do verão e, para muitas famílias, também o período de férias, sinônimo de longa exposição ao sol, principal fator de risco para o câncer de pele. Para estimular atitudes preventivas para esta doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) trabalha anualmente a campanha Dezembro Laranja.

Campanha Novembro Azul

O diagnóstico tardio é um dos principais motivos para o câncer de próstata ser o segundo tipo de tumor maligno que mais mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Com o objetivo de estimular que os homens tenham mais atenção à saúde e façam seus exames regularmente, possibilitando a detecção precoce da doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) entra na campanha Novembro Azul.

Campanha Outubro Rosa

O diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer. A campanha Outubro Rosa, já conhecida mundialmente, busca trazer esse alerta – a importância da detecção do câncer de mama no estágio inicial. Referência no tratamento de pacientes oncológicos no estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) trabalha o tema anualmente, com o propósito de estimular o debate sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Campanha Julho Verde

Julho é o mês escolhido pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e várias organizações de saúde para alerta a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, termo utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam na face, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireoide, e ossos da cabeça e pescoço. A campanha denominada “Julho Verde” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses cânceres, que historicamente estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) e exposição ao sol.

Campanha Abril Amarelo

Apesar de raro, representando 2% do total de cânceres diagnosticados, o câncer ósseo possui um alto índice de mortalidade, atingindo principalmente crianças, adolescentes e idosos. Não existe maneira de prevenir esta doença, sendo o diagnóstico precoce a melhor forma de garantir a qualidade de vida do paciente e até a cura. Pensando na importância da conscientização sobre o tumor, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) engajou-se na causa e criou a campanha “Abril Amarelo”, que em 2020 chega ao seu 6º ano, com o objetivo de fazer este importante alerta.

Assistência

Grupo de assistência às enfermarias

São voluntárias que ajudam os pacientes internados e que tiveram alta e, também, o próprio hospital. Com ajuda de parceiros, viabilizam remédios ou exames que não são oferecidos pelo SUS, ou seja, que não são disponibilizados pelo HCP. 

 

Grupo de assistência aos ambulatórios 

Voluntários que dão suporte às necessidades dos ambulatórios, arquivo, patologia, quimioterapia e radioterapia. Pegam prontuários nos arquivos, protocolam e levam documentação para outros departamentos, anotam cartões dos pacientes que serão atendidos e levam pacientes aos setores.

Pipoca do Amor

Os voluntários se unem para levar amor e carinho ao paciente e acompanhante, através de um alimento hospitalar nutritivo simples, higiênico e barato, a pipoca. O intuito dessa ação é transmitir alegria, descontrair, favorecer a integração interpessoal, auxiliar na terapia psicoemocional. Para ganhar a pipoca é preciso apenas de uma coisa, um sorriso.

As pipocas são doações de parceiros e da sociedade que contribuem com dinheiro para compra da pipoca. Os voluntários “pipoqueiros”, usam como uniformes aventais estampados e alegres e decoram cestas, onde são colocadas as pipocas, de acordo com datas comemorativas e plaquinha com frase: “Troca-se por um sorriso”.

Xerox/Lojinha

Atende pacientes e acompanhantes que precisam tirar cópia de documentos para apresentar ao hospital, assim como, quando há necessidade de atender demanda maior de xerox de folhetos/informativos do setor de Serviço Social e do Espaço Renascer. Os voluntários que estão nesse setor também dão informações às pessoas sobre localização, como chegar a determinado setor ou ambulatório, por exemplo, assim como também solicitam apoio aos maqueiros quando percebem a necessidade de dar suporte a algum paciente. Nesse setor também funciona uma lojinha de artesanato com preço acessível, assim como venda de camisa e lacinhos de campanha.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 12h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres)

Bazar

Esse setor é a principal fonte de renda da Rede Feminina, inclusive esses recursos financeiros ajudam na compra de medicamentos, passagens para os pacientes, manter a Casa de Mirela e suprir algumas necessidades do hospital.

As doações de roupas, calçados e eletrônicos são vendidas no bazar por preço acessível para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Local: Bazar (ao lado do ambulatório da pediatria)

Espaço da Beleza

Espaço de acolhimento para pacientes mastectomizadas e/ou que perderam os cabelos. No setor são doadas próteses mamária, perucas, sutiãs, lenços, toucas, chapéus e o mais importante: o amor, o ombro amigo.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Local: _____

Espaço da Paz

Criado em 2011, pela atual presidente da Rede Feminina, a senhora Maria da Paz, o projeto surgiu quando a voluntária identificou que os pacientes iam para casa bem e retornavam debilitados, porque não tinham uma alimentação adequada em suas residências, passando assim a doar mensalmente cestas básicas, inclusive com a presença de suplementos alimentares.

O projeto é realizado em parceria com o serviço Social do HCP, que verifica a situação socioeconômico dos pacientes, assim como o guia de prescrição médica, detalhando o nome do paciente e as necessidades específicas dele para que sejam atendidas. As doações são entregues uma vez por mês para cada paciente beneficiado cadastrado pelo voluntariado.

Além de cestas básicas o projeto também doa fraldas, medicamentos, travesseiros, brinquedos, cadeiras de rodas e kits de higiene (escova e pasta de dentes, sabonetes, etc.)

Funcionamento: de domingo a domingo, das 7h às 15h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres).

Rendarte

Nesse projeto, o voluntariado oferece cursos de capacitação em artesanato (tricô, crochê, pintura e reciclagem), para pacientes e acompanhantes. O objetivo é que o público aprenda atividades que possam gerar renda.

Alguns dos produtos desenvolvidos são vendidos no local e o lucro revertido para a compra de novos materiais utilizados nos cursos.

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: Rendarte (ao lado da odontologia).

Chá e sopa

Para atender principalmente os que não possem recursos para alimentar-se, o projeto oferece diariamente, de forma gratuita, um lanche aos pacientes ambulatoriais e aos seus acompanhantes. Os insumos são disponibilizados pela Rede Feminina e produzidos pelo setor de nutrição do hospital.

Quando não conseguem as doações desses insumos, a própria Rede Feminina realiza a compra.

Funcionamento: _____
Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres)

Espaço Renascer

Local onde as mulheres renascem para a vida, através do resgate da autoestima. Esse trabalho tem mais de 40 anos e surgiu através do mastologista e cancerologista Dr. Esdras de Queiroz Marques e que em seguida foi encabeçada por Giorgina Moreira e Fátima Cabral.

No projeto é oferecido suporte de assistente social, apoio psicológico, atividades físicas, dança, jogral e comemoração das datas festivas. O objetivo é que as mulheres aprendem a amar seu corpo e ter mais qualidade de vida.

Esse espaço tem como objetivo reintegrar a mulher à sociedade de uma forma holística, tendo em vista a sua recuperação como um todo (psíquico, físico e social). É um atendimento prestado na grande maioria às mulheres mastectomizadas ou que passaram por outros tratamentos de câncer de mama, através de uma equipe multidisciplinar, composta de uma assistente social, psicóloga e educadora física.

Funcionamento: quinta-feira, das 8h às 11h.

Local: departamento de fisioterapia do HCP.

Casa de Mirella

A Casa de Mirella é o Centro de Apoio ao Paciente do Hospital de Câncer de Pernambuco, onde pacientes e acompanhantes vindos do interior e que não tinham condições financeiras de ficar no Recife são hospedados para realizar o tratamento no HCP.

Acolhimento humanizado, respeito, dignidade, carinho. Nesse local todos são tratados como pessoas que tem necessidades e precisam de cuidado. É oferecido dormida limpa, banho, refeições, atividades terapêuticas e recreativas, como jogos, dominó, dama, pintura e confecção artesanal.

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: R. Frei Afonso Maria, 357 – Amaro Branco, Olinda 

Confecção de perucas

Doado gratuitamente, o setor confecciona perucas para serem doados aos pacientes. Todo o trabalho é feito por costureiras voluntárias, com cabelos e demais insumos doados.

No local, para quem tiver interesse de cortar e doar o cabelo na hora, também é oferecido o serviço de corte gratuito.

Como doar cabelo?

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres).

Informações Sobre o Doador e Sua Doação