Foto: Patrícia Menezes (gerente de convênios e projetos do HCP), Hélio Fonsêca (Superintendente Geral do HCP), Túlio Gadêlha (deputado federal ), Wagner Santos (coordenador geral de projetos).
Como instituição filantrópica, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) conta com o apoio da sociedade para complementar os recursos necessários a oferecer o tratamento de forma integral e totalmente gratuita ao paciente em tratamento contra o câncer. Entre as diversas formas de recebimentos de recursos existe as Emendas Parlamentares, um instrumento garantido aos deputados estaduais, federais e senadores. Dessa maneira os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em função de compromissos políticos que assumiram no seu mandato, tanto junto aos estados e municípios quanto a instituições, atendendo as demandas das comunidades que representam.
Para receber o recurso, o HCP elabora e submete a proposta, que dá origem aos convênios e Termos de Fomento. Assim, as Emendas Parlamentares são designadas para a aquisição de bens específicos e descritas na proposta. Isso significa dizer que o parlamentar pode indicar Emendas para a aquisição de insumos, equipamentos, ou incremento do custeio dos serviços da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC). Esse relacionamento com os parlamentares é realizado pelo departamento de Convênios e Projetos do HCP que atua na captação de verba pública e privada, junto com o Setor de Captação de Recursos, através da elaboração de projetos que visam melhorias estruturais e assistenciais para a instituição. Além da elaboração, também é de responsabilidade do setor celebrar os contratos, executar os processos de aquisição de objetos provenientes da verba (descritos no projeto), monitorar e prestar contas.
Resultado do trabalho da atual gestão de 2011 a 2022 do HCP, já foram captados mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares estaduais e mais de R$ 63 milhões em emendas federais. Os recursos recebidos foram destinados à aquisição de equipamentos como tomógrafo, ressonância magnética, arco cirúrgico, todas as camas hospitalares, ultrassom, raios-X, renovação dos equipamentos do bloco cirúrgico, renovação de todos os equipamentos da UTI, endoscópio, câmaras de conservação de quimioterápicos, computadores, ar condicionados, carros de emergência, ventiladores pulmonares, cardioversor, monitores multiparamétricos, biombos, suportes de soro, instrumentais cirúrgicos, unitarizadora de medicamentos, enxoval de hotelaria, roupas cirúrgicas, insumos hospitalares, medicamentos, além da importante requalificação do bloco cirúrgico, UTI, enfermarias e ambulatórios.
Somados aos outros meios de captação de recursos da instituição, as emendas parlamentares vêm ajudando a manter a qualidade na assistência aos pacientes em tratamento contra o câncer. Porém, como hospital oncológico, que realiza procedimentos de alta complexidade e alto custo, as doações e destinações parlamentares precisam ser periódicas para a constante evolução da instituição, auxiliando no custeio, manutenção e atualização do parque tecnológico.
Para manter essa parceria, uma série de agendas com os parlamentares vem sendo realizada neste primeiro semestre. O superintendente geral do Hospital de Câncer, dr. Hélio Fonsêca, e a gerente de convênios e projetos, Patrícia Menezes, encontraram-se com parlamentares federais e estaduais em reuniões no HCP e em Brasília.
Confira alguns desses registros:
Foto: Deputado federal Antônio Brito e o diretor da CMB, Mario Cesar.
Foto: Deputado federal André de Paula.
Foto: Deputado federal Danilo Cabral.
Foto: Deputado federal Gonzaga Patriota.
Foto: Deputado federal Luciano Bivar.
Foto: Deputado federal Tadeu Alencar.
Foto: Senador Humberto Costa.
Foto: Senador Jarbas Vasconcelos.