O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) celebrou um marco durante as atividades de encerramento do programa PROADI-SUS- Saúde em Nossas Mãos, em Brasília. O programa, desenvolvido pelo Ministério da Saúde durante o triênio 2021-2023, visa a redução das infecções nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país. O HCP não apenas participou ativamente do projeto, como também superou as expectativas ao alcançar o número de 51 infecções evitadas, atingindo a meta estabelecida pelo programa, de acordo com cada instituição.
A equipe do HCP, representada pela enfermeira Cássia Vieira, do gerenciamento de riscos, e Talitha Rayanne, enfermeira da UTI, estiveram nas ações de encerramento para reforçar o comprometimento do HCP com a redução de infecções,bem como evidenciar a dedicação de nossos profissionais em proporcionar atendimento de qualidade e prestar segurança ao paciente.
PROADI-SUS
O ‘Saúde em Nossas Mãos’ foi desenvolvido durante o triênio de 2021-2023 e o HCP foi um dos 204 hospitais brasileiros inseridos no projeto, com o objetivo central de diminuir em 30% as taxas de infecção relacionadas às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), em larga escala no Brasil, no período de 24 meses. Além disso, o programa visa desenvolver capacitações das equipes hospitalares para a implementação efetiva de mudanças relacionadas à prevenção de infecções, bem como aumentar a adesão ao protocolo de Higiene de Mãos. O PROADI, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como principal propósito contribuir para o aprimoramento do SUS. Neste programa, instituições hospitalares sem fins lucrativos, como o HCP, têm a oportunidade de desenvolver projetos destinados a qualificar e fortalecer a saúde pública em todo o território nacional.