Como membro da iniciativa Aliança AMARTE, união de entidades brasileiras com o propósito de aprimorar os resultados do tratamento oncológico para crianças e adolescentes, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) recebeu na última sexta-feira (8), os membros do Registro Amarte, coordenado pela oncologista pediátrica, Dra. Karla Rodrigues. A visita institucional teve o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do HCP nas iniciativas para melhorar o tratamento oncológico pediátrico em crianças e jovens em Pernambuco.
Em destaque no HCP está a iniciativa “Hora Dourada”, criada pelo programa. “Consiste em um fluxo para administração de antibióticos na primeira hora de febre do paciente, o que reduz a chance de evolução do quadro. Desde o início da iniciativa, nenhum dos nossos pacientes pediátricos entrou em um quadro de sepse”, destacou a coordenadora da oncologia pediátrica do HCP, Dra. Virgínia Almeida.
O termo ‘Amarte’ significa: Apoio Maior, Aumentando Recursos e Treinamento Especializado. A Aliança foi criada pelo diretor médico da unidade do Hospital de Amor, Dr. Luiz Fernando Lopes, em colaboração com o St. Jude Children’s Research Hospital, uma instituição referência em oncologia pediátrica no mundo. Atualmente a aliança reúne mais de 30 centros de tratamento de câncer no Brasil, incluindo o HCP, e trabalha para a uniformização do diagnóstico, equalização do tratamento, análises de sobrevivência dos pacientes pediátricos e adolescentes diagnosticados com câncer e tratados em um desses centros brasileiros das cinco regiões do país.
A Dra. Karla Rodrigues apresentou os resultados desta união científica e destacou a importância do HCP enquanto instituição de tratamento de câncer infantojuvenil no Nordeste. “Estamos finalizando a nossa visita aos centros parceiros aqui em Recife. Estivemos no IMIP e no Oswaldo Cruz esta semana e estamos encerrando esse mapeamento no Nordeste aqui. Importante destacar a relevância do HCP no tratamento de tumores musculoesqueléticos. Em lugar nenhum do Brasil por onde andamos encontramos casos como os tratados aqui. Parabéns a toda a equipe da pediatria”, destacou.
Dra. Virgínia Almeida estava emocionada com a presença da equipe e destacou a importância dessa união dos centros que fazer parte da Aliança AMARTE. “Estamos juntos diariamente, especialistas de todo o Brasil, discutindo casos de pacientes e promovendo um auxílio mútuo para o tratamento dos nossos pacientes. Nosso objetivo é sempre aumentar a taxa de sobrevida. Agradeço a todos que contribuem com o nosso trabalho e destaco o apoio da equipe multiprofissional e os médicos da ortopedia, que não poupam esforços”, disse.