Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro, a equipe de Farmácia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) promoveu nesta sexta-feira (26) uma ação voltada para o uso correto, seguro e racional dos medicamentos orais utilizados no tratamento oncológico. A iniciativa destacou a relevância do trabalho do farmacêutico na orientação dos pacientes que recebem essas terapias.
Com o tema “A importância do farmacêutico na orientação ao paciente quanto ao uso de medicamentos orais em oncologia”, a atividade contou com a produção de dois folders informativos elaborados pelas residentes de Farmácia Wenia Feitosa e Brenna Silva, com apoio do setor de marketing. Os materiais abordaram o uso adequado de dois medicamentos recentemente incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS): Abiraterona e Sunitinibe. Ambos já estão disponíveis gratuitamente na Farmácia Oncológica do HCP para pacientes com indicação terapêutica.
Durante a ação, realizada em um estande montado em frente à Farmácia Oncológica, na Central de Quimioterapia, as residentes orientaram pacientes que aguardavam atendimento nos ambulatórios de oncologia clínica ou finalizavam consultas e sessões de quimioterapia. As instruções incluíram recomendações sobre recebimento, armazenamento e administração dos medicamentos em casa, reforçando a importância do autocuidado para garantir a eficácia do tratamento.
“O farmacêutico é um profissional de saúde fundamental, devido ao seu papel essencial na promoção do uso racional de medicamentos, na orientação e educação da população, no acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, na garantia da segurança e qualidade dos tratamentos, e na colaboração com outras áreas da saúde para otimizar os resultados terapêuticos. A ação de hoje é de extrema importância para envolver o paciente no autocuidado, garantindo uma melhor adesão ao tratamento definido”, destacou Levi Filho, coordenador farmacêutico do HCP.