“Quando a pele fala, ouça”, é com essa chamada da campanha Dezembro Laranja, que o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), chama atenção da sociedade para os perigos do câncer mais incidente no Brasil e no mundo: o câncer de pele. A exposição excessiva ao sol ao longo da vida continua sendo o principal fator de risco. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) já havia estimado, em 2023, que até o final deste ano, cerca de 220.490 casos serão diagnosticados. A campanha do HCP está disponível nas redes sociais @sigahcp e site hcp.org,br.
O câncer de pele se apresenta em dois tipos: o câncer de pele melanoma e não melanoma (carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide, respectivamente). O primeiro é o menos frequente, porém o mais agressivo dos dois, devido a sua alta probabilidade de provocar metástases (disseminação para outros órgãos). Esse tipo de câncer de pele representa apenas 3% das neoplasias malignas da pele – são lesões elevadas ou planas, mas, em geral, novos sinais que crescem, mudam de cor ou formato e já podem apresentar sangramento. Localizam-se em pele exposta ao sol ou são sinais antigos que apresentam as mesmas alterações. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente na região do tronco, no caso dos homens; e nas pernas, no caso das mulheres.
O outro grupo de tumores de pele é formado por tipos menos agressivos: o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. “O carcinoma basocelular, é totalmente curável, mas embora não costume provocar metástases, precisa ser retirado rapidamente, porque ele pode invadir localmente e causar deformidades, como a perda do globo ocular”, explica a dermatologista do HCP, dra. Mecciene Mendes.
“O sintoma mais característico do melanoma é uma mancha, que lembra um sinal, mas com uma aparência diferente: ele é furta-cor, com tons de marrom e vermelho, e sangra. Com o passar do tempo, ele cresce e adquire o aspecto de um tumor mesmo”, detalha a especialista.
No HCP, foram acolhidas 1.122 pessoas com diagnóstico de câncer de pele ao longo de 2023.
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)
Com 80 anos de história, o Hospital de Câncer de Pernambuco é uma instituição filantrópica que oferece atendimento integral a pacientes oncológicos, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Reconhecido pela excelência em tratamentos e projetos de prevenção, o HCP segue atuando com dedicação para salvar vidas e promover a saúde em todo o estado.








