Em comemoração à chegada do Natal e do Ano Novo, o Coral Ressoar, formado por cerca de 25 pacientes laringectomizados do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), encantou o público com mais uma apresentação, realizada no rooftop do Shopping Tacaruna.
Criado há mais de uma década, o Coral Ressoar é acompanhado pelo Serviço de Fonoaudiologia do HCP, responsável pela condução dos ensaios e pelo suporte técnico aos pacientes, que utilizam recursos como a voz esofágica e a laringe eletrônica para se comunicar. A prática musical integra o processo terapêutico e contribui para a reabilitação desses pacientes.
A coordenadora do serviço, Deluana Cunha, destacou que os integrantes do coral são motivo de orgulho para o Departamento de Cabeça e Pescoço.
“Os pacientes do Coral Ressoar são muito importantes para a gente, e essa apresentação representa a consagração de todo o trabalho realizado ao longo do ano”, afirmou.
A coordenadora médica do Departamento de Cabeça e Pescoço, dra. Luciana Arcoverde, enfatizou a superação dos pacientes que enfrentaram o câncer.
“A laringe tem diversas funções no nosso corpo, e esses pacientes tiveram câncer de laringe, um tipo bastante comum na região de cabeça e pescoço. Apesar disso, é uma doença que tem tratamento e boas chances de cura, especialmente quando descoberta precocemente. Esses pacientes mostram que é possível ter qualidade de vida após o câncer”, destacou.
A superintendente administrativa do HCP, dra. Cláudia Barbosa, também esteve presente e enalteceu a iniciativa.
“É uma atividade muito bonita e importante, tanto para os pacientes quanto para o HCP. Todos esses integrantes são exemplos de vida”, ressaltou.








