Todos os anos, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) participa do congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), principal encontro científico da área no país, que reúne cirurgiões oncológicos para apresentação de pesquisas, trabalhos acadêmicos e troca de experiências clínicas. Nas últimas três edições, incluindo a realizada em novembro deste ano, o HCP foi a instituição com o maior número de trabalhos premiados.
Em 2025, na XVII edição, o HCP ganhou com os melhores trabalhos no 1º e 3º lugares. No primeiro, foi trabalho sobre a“Expressão de STAT1, STAT4 e T-bet em linfócitos T circulantes e sua associação com parâmetros clínicos no câncer de pênis”, de autoria de Mauro Ricardo Lima Marques, Felipe Dubourcq Barros, Felipe da Silva Marinho, Fernando Augusto Soares, Mario Rino Martins, sob orientação da Profa. Leuridan Torres.
No terceiro lugar, foi premiado o trabalho “Expressão diferencial sérica de PlGF e sVEGFR-1 como marcadores prognósticos nos subtipos de câncer de mama” dos autores Kamylla Ramos Silva, Marcelo Ramos Tejo Salgado, Wendell Paloma Maria dos Santos Reis, Denise Sobral Viana, Mario Rino Martins, também sob orientação da Profa. Leuridan Torres.
Dra Leuridan Torres, que é pesquisadora na área de pesquisa translacional em oncológica e responsável por submeter projetos do HCP para Instituicoes de fomento à pesquisa do Brasil, comemorou as conquistas na área da pesquisa com foco na oncologia.
“Ao longo de 6 anos, submetemos a este congresso mais de 40 trabalhos desenvolvidos no HCP em parceria com o IMIP. É uma conquista significativa, sobretudo por concorrer com instituições de referência nacional, como INCA, A.C.Camargo e a USP. O reconhecimento do HCP no Congresso de Cirurgia Oncológica, com trabalhos premiados nas 3 últimas edições do Congresso fortalece o nosso ensino e pesquisa, além de mostrar que seguimos avançando na descoberta de novas moléculas que podem ampliar as abordagens terapêuticas, com surgimento de novas terapias com maior potencial de cura para os pacientes com câncer .”

Trabalhos que partem do cuidado ao paciente
Os dois estudos buscaram entender, a partir de exames de sangue, como o câncer se comporta dentro do organismo do paciente. Ambos mostram que as alterações estão relacionadas à evolução do câncer e à gravidade dos casos. Na prática, as pesquisas ajudam a apontar caminhos para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais adequados para cada paciente, objetivando a qualidade vida.
Estes e outros estudos acadêmicos desenvolvidos na instituição são frequentemente submetidos a diversos eventos científicos no Brasil e no exterior. Uma vez aprovados, podem ser apresentados e concorrer a premiações.
Fortalecimento e inovação
Quando o assunto é referência hospitalar em oncologia, o HCP destaca-se ao acolher cerca de 56% dos pacientes com câncer no estado de Pernambuco. Isso deve-se, em boa parte, ao avanço da pesquisa clínica e dos estudos acadêmicos realizados na instituição. Além das diversas conquistas alcançadas este ano, o Ensino e Pesquisa tiveram forte presença, formando profissionais qualificados e participando de estudos de impacto mundial.
O futuro tende a ser ainda mais importante: este ano, foi anunciado um investimento de R$ 13,2 milhões pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com esse montante, o hospital ampliará sua atuação na pesquisa oncológica por meio do fortalecimento de um Centro Integrado de Pesquisa Clínica e Translacional. A iniciativa prevê a expansão do centro de pesquisa atual e a construção de um novo laboratório, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de novas terapias e consolidar a parceria do HCP com outros centros de referência no país.








