O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inaugurou, nesta quinta-feira (9), a Ala Governador Carlos Wilson Campos, destinada ao serviço de radioterapia da instituição. A solenidade marcou um avanço importante na assistência oncológica oferecida pelo HCP, que este ano completa oito décadas de atuação integral e exclusiva ao paciente oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento, foi apresentado o acelerador linear Halcyon, equipamento de última geração que integra o serviço de radioterapia do hospital. O acelerador foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6.491.264,00, viabilizada pelo deputado federal Eduardo da Fonte.
“Um dia muito especial para Pernambuco. Hoje, a gente a recebe o ministro da Saúde para inaugurar um acelerador linear, equipamento de última geração para fazer uma radioterapia de ponta para todos os pacientes, de forma digna e 100% pelo SUS”, comemorou Eduardo da Fonte.
Homenagem
A nova ala do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) presta homenagem ao ex-governador Carlos Wilson Campos, que também exerceu mandatos como senador e deputado federal. Reconhecido por sua atuação em defesa das causas sociais, Carlos Wilson deixou um legado de ética e compromisso com a população pernambucana.
“Uma alegria estar aqui para participar dessa conquista na Radioterapia do Hospital de Câncer, um lugar que agora tem mais potencial de atender às pessoas, por meio de um tratamento completo e, agora, mais tecnologicamente avançado. Agradeço ao deputado Eduardo da Fonte, bem como ao deputado Lula da Fonte, pela atenção à saúde pública de qualidade. Parabéns ao Hospital de Câncer por esse trabalho importante e incansável”, discursou o ministro Alexandre Padilha.
Com a incorporação do acelerador linear Halcyon, o HCP fortalece ainda mais seu protagonismo no atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, a instituição realizou 47% de todos os procedimentos de radioterapia em Pernambuco, totalizando 2.819 aplicações. O novo equipamento consolida o hospital como o maior serviço de radioterapia credenciado ao SUS no estado.
“Estamos inaugurando formalmente o acelarador linear, que vai ter um impacto enorme na vida dos nossos pacientes e também estamos dando nome a esse prédio reformado, homenageando Carlos Wilson Campos, uma pessoa querida para o povo de Pernambuco”, pontuou o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer.
Entre as principais vantagens do novo acelerador, estão a alta precisão na aplicação da radiação — o que preserva tecidos saudáveis ao redor do tumor — e a redução significativa dos efeitos colaterais. A tecnologia também permite encurtar o tempo de tratamento em alguns casos, diminuindo o número de sessões de 30 para até cinco. Cânceres de próstata, colo uterino e cabeça e pescoço estão entre os que devem ser prioritariamente beneficiados.
O HCP
Fundado em 1945, o HCP é um dos quatro hospitais do Brasil com atuação exclusivamente oncológica e 100% SUS. A instituição realiza mais de dois mil atendimentos diários e responde por cerca de 56% de todos os tratamentos oncológicos realizados pelo SUS em Pernambuco. Entre os 12 hospitais habilitados em oncologia no estado, o HCP é responsável por:
- 50% das cirurgias oncológicas;
- 25% das internações clínicas em oncologia;
- 33% das quimioterapias;
- 47% das radioterapias.