O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) alcançou um marco significativo em julho deste ano: 840 cirurgias realizadas em apenas um mês, um aumento de mais de 11% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram feitas 751 cirurgias.
Além do número expressivo de procedimentos cirúrgicos, a instituição atingiu 91,80% de eficiência operacional no Centro Cirúrgico, representando um crescimento de quase 5% frente ao mesmo mês do ano anterior. O resultado reflete os avanços na gestão e nos processos, captação de investimentos e, principalmente, o comprometimento de todos os profissionais envolvidos — cirurgiões, médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, equipe de higienização e profissionais administrativos.
O desempenho também é fruto de um trabalho integrado com a Central de Material e Esterilização (CME), unidade essencial para o funcionamento seguro e eficiente no ambiente hospitalar. No HCP, o CME é gerenciado exclusivamente pela enfermagem e conta com um enfermeiro coordenador, cinco enfermeiros (plantonistas e diaristas), 26 técnicos de enfermagem e um auxiliar administrativo. Funcionando 24 horas por dia, a Central é responsável por processar e fornecer materiais esterilizados para todas as unidades assistenciais da instituição, seguindo rigorosamente as normativas estabelecidas.
Em forma de reconhecimento, Dr. Breno Fonseca, diretor clínico, destacou o empenho coletivo que impacta diretamente na qualidade de vida e oferece esperança aos pacientes oncológicos:
“A todos os técnicos de enfermagem, enfermeiros, burocratas, central de marcação, auxiliares de serviços gerais, maqueiros e todo o corpo clínico envolvido para esse esplendoroso sucesso, o nosso mais sincero agradecimento. O nosso maior objetivo é combater o câncer, acolhendo e tratando as pessoas, com humanidade e dignidade”.
Esta é mais uma boa notícia neste ano histórico para o HCP, que completa 80 anos em novembro.