O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) realizou, neste mês de setembro, uma ação especial em alusão ao Setembro Verde, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. A iniciativa foi organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), com o apoio do setor de Qualidade da instituição.
Durante a atividade, os colaboradores receberam informações sobre o processo de doação, esclareceram dúvidas e puderam refletir sobre o impacto transformador desse gesto. De acordo com a CIHDOTT, a doação de órgãos pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas que aguardam na fila por um transplante. O objetivo da ação também foi de agradecer a parceria de todos os setores envolvidos no acolhimento aos pacientes e nas atividades do CIHDOTT.
Para a enfermeira Gabriela Prado, integrante da CIHDOTT, a iniciativa reforça a importância do diálogo. “Muitas vezes, a decisão de ser doador não é comunicada à família, e isso impede que o desejo seja realizado. Nosso trabalho é mostrar que a doação é um ato de amor e solidariedade que pode salvar várias vidas. Com toda a equipe alinhada, conseguimos levar essa segurança para as famílias em um momento tão difícil”, destacou. Também participaram da ação a psicóloga da CIHDOTT, Rosana Lago, que tem um papel fundamental no trabalho de conscientização e suporte às famílias; e a enfermeira da Educação Permanente da Qualidade, Elayne Heide.
Entre os setores visitados estavam a oncologia clínica, a enfermaria São Lucas I e o setor dos maqueiros.
O HCP, referência no tratamento oncológico em Pernambuco, reafirma com essa ação o seu compromisso com a promoção da saúde e com iniciativas que incentivam gestos solidários.