Projetos

Projetos Inscritos Junto ao FMDPI

Assistência ao Paciente Oncológico Idoso com Câncer

Apresentação

O projeto visa melhorar os serviços de assistência médica do Hospital de Câncer de Pernambuco através da aquisição de equipamentos e material permanente de modo ampliar e qualificar à assistência oncológica da instituição. Com 74 anos de história, o HCP está dedicado à prestação de serviços médico-assistenciais de forma humanizada e integral, atendendo cerca de 55% de todos os pacientes oncológicos de Pernambuco. O projeto busca incentivar a assistência ao paciente oncológico idoso no HCP, visando o melhoramento da estrutura, da ambiência e dos equipamentos do setor de tratamento paliativo.

Justificativa

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para Pernambuco no biênio 2018-2019, aponta a ocorrência de cerca de 23.620 novos casos neste período, evidenciando a crescente demanda por tratamento especializado. Tendo em vista o envelhecimento da população do país e o aumento na incidência do câncer que advém com a idade avançada, os cuidados paliativos se tornam parte fundamental da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, pois promovem a prevenção e o alívio do sofrimento quando a doença oncológica se encontra em estágio avançado ou evolui para o tratamento não curativo, possibilitando o abrandamento dos sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais. 

A instituição dispõe de 40% dos leitos oncológicos de Pernambuco e conta com a única urgência oncológica do estado, com uma média mensal de:

  • 1.362 atendimentos na urgência oncológica;
  • 20.433 Consultas;
  • 4.741 Quimioterapias;
  • 385 Cirurgias Oncológicas.

Objetivos Gerais

Proporcionar o custeio de despesas com a assistência clínica e ambulatorial ao paciente idoso na instituição, bem como a aquisição de materiais médicos e quimioterápicos para o tratamento oncológico curativo, proporcionando assim manutenção de uma assistência de qualidade, acolhedora, segura e tranquila, respeitando a cultura local e a privacidade do paciente.

Objetivos Específicos

  • Custear a oferta de tratamento oncológico ofertado ao paciente do HCP através do custeio de despesas com o tratamento, permitindo assim a garantia do acesso aos serviços ao paciente, fortalecendo assim sua qualidade de vida através de uma atenção integral e humanizada.
  • Adquirir material médico para o tratamento do Câncer.
  • Adquirir material quimioterápico para o tratamento do Câncer

Público Beneficiário

O público beneficiário diretamente deste projeto é a população idosa recifense proveniente de todas as Regiões Políticas Administrativas (RPA) da cidade em processo de diagnóstico, tratamento, reabilitação e segmento assistencial atendidas no Hospital de Câncer de Pernambuco. Indiretamente serão beneficiados os familiares, cuidadores da pessoa idosa atendida neste hospital, assim como a rede pública de saúde do município do Recife.

Valor Total do Projeto

R$ 3.528.029,00

Status das Destinações

Assistência ao Paciente Oncológico Idoso 2021

  • Armazém Coral LTDA;
  • EMS S/A;
  • Saúde Suplementar;
  • Grupo PARVI;
  • GERDAL Aço Minas S/A;
  • Grupo Card;
  • S S A Vida COM;
  • Multilab Indústria e Comércio FERM LTDA;
  • GERMED Farmacêutica LTDA.

Assistência ao Paciente Oncológico Idoso 2020

  • Usina Central Olho dágua S/A;
  • Veneza Equipamentos Pesados S/A;
  • Grupo PARVI;
  • Monsanto do Brasil LTDA;
  • Saúde Suplementar Soluções em Gestão;
  • Sul América S/A;
  • Farmabase Saúde Animal;
  • Monsatodo Brasil LTDA.

Assistência ao Paciente Oncológico Idoso 2019

  • REDE Dór;
  • Saúde Suplementar Soluções em Gestão;
  • TECON SUAPE S/A;
  • Grupo PARVI;
  • RAÍZEN;
  • Manoel Monjolinho Energética;
  • Monsato do Brasil LTDA;
  • Itaú;
  • Petróleo Sabra S/A;
  • Teltec Solutio.

Abertura de Leitos De UTI para Pacientes Idosos com COVID - 19

Apresentação

No final de 2019 o mundo iniciou um grande surto de um vírus, até então, pouco conhecido – Covid-19 – Coronavírus e graves infecções respiratórias começaram a surgir na China, acometendo à população em geral, mas afetando principalmente às pessoas idosas, se constituindo as principais vítimas desta epidemia que, em poucos dias alarmou o mundo, pela rapidez da sua propagação, tornando-se uma pandemia de difícil controle. 

No Brasil o primeiro caso de Covid-19 surge no final de fevereiro de 2020, em São Paulo, sendo trazido por pessoas voltando de viagens ao exterior e, rapidamente, o país inicia a fase de pandemia, quando a doença começa a se espalhar por todo o território brasileiro. 

O estado de Pernambuco confirma seus dois primeiros casos de Covid-19, no dia 12 de março e, quatro dias depois iniciam as transmissões locais, não mais relacionadas às pessoas retornando de viagens ao exterior e, o quadro de pessoas infectadas começa a aumentar, inclusive, propagando o vírus para o interior do estado.

Justificativa

O HCP é uma unidade hospitalar com atuação na alta complexidade e que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento integral às pessoas com câncer.

Localizado no bairro de Santo Amaro, no município de Recife, o HCP recebe o encaminhamento de pacientes, oriundos de unidades de saúde de atenção básica (postos de saúde, ambulatórios), e/ou de média complexidade (clínicas especializadas, hospitais), locais onde o paciente tenha sido diagnosticado com câncer ou com a suspeita de estar com a doença.

Neste percurso a instituição ampliou sua participação no atendimento das pessoas diagnosticadas com câncer e, atualmente, conta com uma estrutura e instalações que atendem cerca de 55% de todos os pacientes oncológicos de Pernambuco.

Dentro do contexto da pandemia por Covid-19 o HCP disponibilizará sua capacidade instalada para ampliar a cobertura de atendimento de pacientes infectados, em especial a pessoa idosa. Este projeto pretende garantir a preparação do HCP para receber esse paciente grave proveniente do município do Recife.

Visto isso, uma das estratégias adotadas pelo HCP para garantir o atendimento à população idosa é a submissão deste projeto ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife, requerendo autorização para captar recursos com foco na abertura e funcionamento de uma nova UTI com 30 leitos , com a possibilidade de ceder os equipamentos adquiridos para o município, se necessário.

Objetivos Gerais

Disponibilizar 30 novos leitos de UTI com foco no tratamento dos pacientes idosos diagnosticados com Covid-19 incluindo a aquisição de materiais médicos, equipamentos e mão de obra com o intuito de fornecer tratamento desses pacientes, proporcionando assim a manutenção de uma assistência de qualidade, acolhedora, segura e tranquila, respeitando a cultura local e a privacidade do paciente.

Objetivos Específicos

  • Disponibilizar 30 novos leitos UTI para pessoas idosas diagnosticadas com COVID-19;
  • Adquirir materiais médicos;
  • Adquirir equipamentos para equipagem da UTI;
  • Custear a contratação e pagamento dos profissionais de saúde que atuarão nas UTIs e
    Custear a contratação e pagamento das equipes de suporte ao funcionamento das UTIs.

Público Beneficiário

O público beneficiário diretamente deste projeto é a população idosa diagnosticada com Covid-19, recifense proveniente de todas as Regiões Políticas Administrativas (RPA) da cidade em processo de diagnóstico, tratamento, reabilitação e segmento assistencial atendidas no Hospital de Câncer de Pernambuco. Indiretamente serão beneficiados os familiares, cuidadores da pessoa idosa atendida neste hospital, assim como a rede pública de saúde do município de Recife.

Valor Total do Projeto

R$ 9.808.112,25

Status das Destinações

Abertura de Leitos De UTI para Pacientes Idosos com COVID - 19 em 2020

  • Fatmabase Saúde Animal LTDA;
  • Mondelez Brasil Norte Nordeste LTDA;
  • SOTREQ S/A;
  • Grupo CARD;
  • KLABIN S/A.

Abertura de Leitos De UTI para Pacientes Idosos com COVID - 19 em 2021

  • Farmabase Saúde Animal;
  • RTM – Rede de Telecomunicações; Itaú;
  • B3 S/A Brasil Bosa Balcão;
  • Laboratório PFIZER TLDA;
  • Wyeth Indústria Farmacêutica LTDA;
  • Ingredion Brasil Igredientes Indústriais LTDA.

Projeto Expansão do Tratamento Oncológico

Status das Destinações

Expansão do Tratamento Oncológico 2021

  • ALUMIFER Alumínio e Ferro LTDA;
  • Novo Nordeste COM Materiais se Construção LTDA;
  • UNI Hospitalar LTDA;
  • SAFE Suporte a Vida e Comércio Internacional LTDA;
  • Grupo PARVI;
  • AROSUCO Aromas e Sucos LTDA;
  • Elevadores ATLAS;
  • Usina Central Olho Dágua S/A;
  • BAYER S/A;
  • NMQ Comércio de Máquinas e Equipamentos LTDA;
  • Grupo Veneza;
  • White Martins Gaes Industriais do Nordeste LTDA;
  • Metropolitana Empresa de Tranportes Coletivo;
  • DHL Logística;
  • Compahia Brasileira de Vidros Planos – CBVP;
  • SEPAR Serviços e PArticipações S/A;
  • Sul América;
  • PRODENT – Assistência Odonttológica LTDA;
  • TRADITION Companhiade Seguros;
  • Farmabase Saúde Animal LTDA; Itaú;
  • Itamarati Norte;
  • Guanabara Empresa de Transporte Coletivo;
  • Caxangá Empresa de Transporte Coletivo S/A;
  • Casas Pernambucanas;
  • Kablin;
  • Compahia NAcional de Cimentos – CNS;
  • Branco do Brasil.

SEJA UM DOADOR MENSAL

O HCP precisa da sua doação para continuar salvando vidas.

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Campanha Dezembro Laranja

O mês de dezembro marca o início do verão e, para muitas famílias, também o período de férias, sinônimo de longa exposição ao sol, principal fator de risco para o câncer de pele. Para estimular atitudes preventivas para esta doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) trabalha anualmente a campanha Dezembro Laranja.

Campanha Novembro Azul

O diagnóstico tardio é um dos principais motivos para o câncer de próstata ser o segundo tipo de tumor maligno que mais mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Com o objetivo de estimular que os homens tenham mais atenção à saúde e façam seus exames regularmente, possibilitando a detecção precoce da doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) entra na campanha Novembro Azul.

Campanha Outubro Rosa

O diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer. A campanha Outubro Rosa, já conhecida mundialmente, busca trazer esse alerta – a importância da detecção do câncer de mama no estágio inicial. Referência no tratamento de pacientes oncológicos no estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) trabalha o tema anualmente, com o propósito de estimular o debate sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Campanha Julho Verde

Julho é o mês escolhido pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e várias organizações de saúde para alerta a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, termo utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam na face, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireoide, e ossos da cabeça e pescoço. A campanha denominada “Julho Verde” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses cânceres, que historicamente estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) e exposição ao sol.

Campanha Abril Amarelo

Apesar de raro, representando 2% do total de cânceres diagnosticados, o câncer ósseo possui um alto índice de mortalidade, atingindo principalmente crianças, adolescentes e idosos. Não existe maneira de prevenir esta doença, sendo o diagnóstico precoce a melhor forma de garantir a qualidade de vida do paciente e até a cura. Pensando na importância da conscientização sobre o tumor, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) engajou-se na causa e criou a campanha “Abril Amarelo”, que em 2020 chega ao seu 6º ano, com o objetivo de fazer este importante alerta.

Assistência

Grupo de assistência às enfermarias

São voluntárias que ajudam os pacientes internados e que tiveram alta e, também, o próprio hospital. Com ajuda de parceiros, viabilizam remédios ou exames que não são oferecidos pelo SUS, ou seja, que não são disponibilizados pelo HCP. 

 

Grupo de assistência aos ambulatórios 

Voluntários que dão suporte às necessidades dos ambulatórios, arquivo, patologia, quimioterapia e radioterapia. Pegam prontuários nos arquivos, protocolam e levam documentação para outros departamentos, anotam cartões dos pacientes que serão atendidos e levam pacientes aos setores.

Pipoca do Amor

Os voluntários se unem para levar amor e carinho ao paciente e acompanhante, através de um alimento hospitalar nutritivo simples, higiênico e barato, a pipoca. O intuito dessa ação é transmitir alegria, descontrair, favorecer a integração interpessoal, auxiliar na terapia psicoemocional. Para ganhar a pipoca é preciso apenas de uma coisa, um sorriso.

As pipocas são doações de parceiros e da sociedade que contribuem com dinheiro para compra da pipoca. Os voluntários “pipoqueiros”, usam como uniformes aventais estampados e alegres e decoram cestas, onde são colocadas as pipocas, de acordo com datas comemorativas e plaquinha com frase: “Troca-se por um sorriso”.

Xerox/Lojinha

Atende pacientes e acompanhantes que precisam tirar cópia de documentos para apresentar ao hospital, assim como, quando há necessidade de atender demanda maior de xerox de folhetos/informativos do setor de Serviço Social e do Espaço Renascer. Os voluntários que estão nesse setor também dão informações às pessoas sobre localização, como chegar a determinado setor ou ambulatório, por exemplo, assim como também solicitam apoio aos maqueiros quando percebem a necessidade de dar suporte a algum paciente. Nesse setor também funciona uma lojinha de artesanato com preço acessível, assim como venda de camisa e lacinhos de campanha.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 12h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres)

Bazar

Esse setor é a principal fonte de renda da Rede Feminina, inclusive esses recursos financeiros ajudam na compra de medicamentos, passagens para os pacientes, manter a Casa de Mirela e suprir algumas necessidades do hospital.

As doações de roupas, calçados e eletrônicos são vendidas no bazar por preço acessível para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Local: Bazar (ao lado do ambulatório da pediatria)

Espaço da Beleza

Espaço de acolhimento para pacientes mastectomizadas e/ou que perderam os cabelos. No setor são doadas próteses mamária, perucas, sutiãs, lenços, toucas, chapéus e o mais importante: o amor, o ombro amigo.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Local: _____

Espaço da Paz

Criado em 2011, pela atual presidente da Rede Feminina, a senhora Maria da Paz, o projeto surgiu quando a voluntária identificou que os pacientes iam para casa bem e retornavam debilitados, porque não tinham uma alimentação adequada em suas residências, passando assim a doar mensalmente cestas básicas, inclusive com a presença de suplementos alimentares.

O projeto é realizado em parceria com o serviço Social do HCP, que verifica a situação socioeconômico dos pacientes, assim como o guia de prescrição médica, detalhando o nome do paciente e as necessidades específicas dele para que sejam atendidas. As doações são entregues uma vez por mês para cada paciente beneficiado cadastrado pelo voluntariado.

Além de cestas básicas o projeto também doa fraldas, medicamentos, travesseiros, brinquedos, cadeiras de rodas e kits de higiene (escova e pasta de dentes, sabonetes, etc.)

Funcionamento: de domingo a domingo, das 7h às 15h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres).

Rendarte

Nesse projeto, o voluntariado oferece cursos de capacitação em artesanato (tricô, crochê, pintura e reciclagem), para pacientes e acompanhantes. O objetivo é que o público aprenda atividades que possam gerar renda.

Alguns dos produtos desenvolvidos são vendidos no local e o lucro revertido para a compra de novos materiais utilizados nos cursos.

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: Rendarte (ao lado da odontologia).

Chá e sopa

Para atender principalmente os que não possem recursos para alimentar-se, o projeto oferece diariamente, de forma gratuita, um lanche aos pacientes ambulatoriais e aos seus acompanhantes. Os insumos são disponibilizados pela Rede Feminina e produzidos pelo setor de nutrição do hospital.

Quando não conseguem as doações desses insumos, a própria Rede Feminina realiza a compra.

Funcionamento: _____
Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres)

Espaço Renascer

Local onde as mulheres renascem para a vida, através do resgate da autoestima. Esse trabalho tem mais de 40 anos e surgiu através do mastologista e cancerologista Dr. Esdras de Queiroz Marques e que em seguida foi encabeçada por Giorgina Moreira e Fátima Cabral.

No projeto é oferecido suporte de assistente social, apoio psicológico, atividades físicas, dança, jogral e comemoração das datas festivas. O objetivo é que as mulheres aprendem a amar seu corpo e ter mais qualidade de vida.

Esse espaço tem como objetivo reintegrar a mulher à sociedade de uma forma holística, tendo em vista a sua recuperação como um todo (psíquico, físico e social). É um atendimento prestado na grande maioria às mulheres mastectomizadas ou que passaram por outros tratamentos de câncer de mama, através de uma equipe multidisciplinar, composta de uma assistente social, psicóloga e educadora física.

Funcionamento: quinta-feira, das 8h às 11h.

Local: departamento de fisioterapia do HCP.

Casa de Mirella

A Casa de Mirella é o Centro de Apoio ao Paciente do Hospital de Câncer de Pernambuco, onde pacientes e acompanhantes vindos do interior e que não tinham condições financeiras de ficar no Recife são hospedados para realizar o tratamento no HCP.

Acolhimento humanizado, respeito, dignidade, carinho. Nesse local todos são tratados como pessoas que tem necessidades e precisam de cuidado. É oferecido dormida limpa, banho, refeições, atividades terapêuticas e recreativas, como jogos, dominó, dama, pintura e confecção artesanal.

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: R. Frei Afonso Maria, 357 – Amaro Branco, Olinda 

Confecção de perucas

Doado gratuitamente, o setor confecciona perucas para serem doados aos pacientes. Todo o trabalho é feito por costureiras voluntárias, com cabelos e demais insumos doados.

No local, para quem tiver interesse de cortar e doar o cabelo na hora, também é oferecido o serviço de corte gratuito.

Como doar cabelo?

Funcionamento: de domingo a domingo, 24h.

Local: Sede da Rede Feminina (próximo a entrada de pedestres).

Informações Sobre o Doador e Sua Doação