No ano em que o Hospital de Câncer de Pernambuco comemora 70 anos, uma nova ação começou a mudar a rotina de pacientes e colaboradores. É que foi entregue no último sábado (18), a reforma em 19 ambientes do HCP. Essas reformas somente aconteceram graças à doação de arquitetos anjos convidados pela ONG Novo Jeito, que promoveu no Hospital, pelo quarto ano consecutivo, a ação Mais Vida.
O evento começou às 8h, quando vários voluntários, vestidos de branco, escreviam bilhetes para os pacientes com palavras de conforto. Também houve arrecadação de alimentos e muitas pessoas ensaiando a música da serenata: Felicidade, de Marcelo Jeneci. “Melhor viver, meu bem, pois há um lugar em que o sol brilha pra você. Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva quando a chuva vem”, diz um trecho da música.
Mais de mil pessoas estiveram presentes e abraçaram simbolicamente o HCP, quando os pacientes, das janelas, acenaram felizes com o carinho. Depois disso, eles se dividiram em equipes para fazer unhas dos pacientes e acompanhantes, dar abraços e levar conforto também aos colaboradores. Um mutirão de limpeza também esteve presente, além de várias outras ações, durante todo o dia.
O governador do Estado, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o secretário estadual de Saúde e ex-superintendende do HCP, Iran Costa, estiveram na inauguração dos espaços.
Mudança arquitetônica:
19 ambientes do HCP receberam a ajuda de arquitetos anjos para reformular seus espaços. Liderados pelo jovem Rodrigo Duarte, os profissionais aceitaram o convite, no último mês de maio, para melhorar várias áreas do HCP, incluindo Triagem, Ouvidoria, Recepção, banheiros, copa, alguns consultórios, hall da Enfermaria São Camilo de Lellis, Same e o departamento de Serviço Social. Veja as mudanças nas fotos abaixo.
Mais Vida:
O envolvimento do Novo Jeito com o HCP começou em 2013, quando mais de mil pessoas fizeram parte da Serenata da Esperança, abraçando simbolicamente todo o Hospital, além de ambientar a Brinquedoteca da Pediatria e doar cerca de 2,5 toneladas de alimentos. No ano seguinte, o grupo entregou a Sala da Harmonia, área de convivência da Enfermaria São Lucas (Cuidados Paliativos) e também realizou um novo abraço simbólico, além de auxiliar a venda das rifas que foram convertidas para a compra de uma ambulância para o Hospital. Desde que conheceram o HCP, os integrantes do Novo jeito acharam importante se voluntariar para realizar ações em prol do paciente com câncer.
Fotos: Gustavo Henrique