A experiência em hospital é uma etapa crucial para a formação de qualquer profissional da saúde. É nela em que os estudantes passam a ter o contato prático com o conteúdo abordado ao longo dos seis anos de curso. Na manhã desta segunda-feira (4), o Hospital de Câncer de Pernambuco deu as boas-vindas aos estudantes aprovados na Liga Acadêmica de Oncologia, que trará para perto dos estudantes a rotina prática de um hospital oncológico. O grupo, formado por 20 alunos (entre o 3º ao 10º período) de todas as instituições de ensino de Medicina da Região Metropolitana do Recife, se reuniu na biblioteca do HCP, para ser apresentado ao Hospital.
“Aqui, eles passarão um período de um ano, em que serão divididos em duplas e farão rodízio por todas as alas do hospital”, explicou Dr. Josimário Silva, coordenador da Liga Acadêmica de Oncologia do HCP (LIACON). Ele afirmou ainda que “o que nós buscamos não é um estagiário que assista ao trabalho médico e possa realizar alguns procedimentos, mas sim a formação de profissionais capacitados, tanto em termos técnicos quanto humanitários”. Ao final da experiência, os alunos deverão prestar um trabalho de conclusão de estágio, fruto de uma pesquisa científica realizada no ambiente do hospitalar. Este trabalho será analisado por uma banca avaliadora formada pelos profissionais que os acompanharão.
Para Larissa Tavares, aluna do 7º período da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), essa pode ser uma ótima oportunidade de aprendizado. “Poderei aumentar minha produção em pesquisas científicas, além de ter a oportunidade de entrar em contato com o paciente de Oncologia, que é um paciente bastante específico, que necessita de cuidados totalmente diferentes dos que estou acostumada em meus estágios anteriores”, disse Larissa.