No último dia 08 de novembro os gestores do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) reuniram-se para conhecer os resultados das primeiras etapas realizadas pela consultoria Deloitte, iniciada em setembro de 2021. Na abertura, o superintendente geral da instituição, Hélio Fonsêca, destacou que a empresa foi contratada para mapear, propor ações e executar melhorias que visam a sustentabilidade financeira instituição. “O HCP vem passando por instabilidade financeira nos últimos anos. A consultoria é mais um esforço de toda a gestão para criar um cenário mais sustentável”, destacou.
Com mais de 170 anos de história, a Deloitte oferece serviços em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes dos mais diversos perfis e setores. No encontro estavam presentes os gerentes, coordenadores e supervisores da assistência e de áreas administrativas do HCP, além do time da Deloitte, liderado por Fatima Pinho, Sócia da Prática de Life Sciences & Healthcare; Murilo Barini, Gerente Sênior; Rachel Schneider, Consultora Sênior 2; e Marcos Aguiar, Consultor Sênior 2.
As ações estão sendo realizadas em etapas, levando em consideração quatro pilares (pessoas, processos, infraestrutura e tecnologia), fundamentais para organização e direcionamento das áreas em prol sustentabilidade do negócio. A primeira etapa já concluída, chamada de “diagnóstico e modelagem organizacional”, inclue o planejamento das atividades e organização do plano de gerenciamento do projeto; o diagnóstico, que avalia diretrizes estratégicas atuais e futuras, aspectos da governança corporativa e arquitetura organizacional, Modelos de gestão e operação e áreas de negócio com base nos pilares: Pessoas, processos, tecnologia e Infraestrutura; e definição estratégica, que inclui o levantamento e análise de informações sobre ambiente interno e externo, Identificação dos objetivos estratégicos, iniciativas e desenvolvimento do roadmap com os projetos priorizados e estimativa financeira das oportunidades identificadas.
Até o momento 35 áreas foram avaliadas, 173 entrevistas, visitas e reuniões realizadas, 1.195 bases de dados recebidas e analisadas, 233 constatações identificadas, 233 oportunidades recomendadas e 43 ações de ganho rápido. Entre essas ações de ganho rápido já trouxeram retornos importantes para a instituição, como o Núcleo Interno de Regulação (NIR), implantado em fevereiro deste ano, unidade técnico-administrativa que possibilitará o monitoramento do paciente desde a sua chegada ao hospital, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar, que promove uma maior celeridade no processo de regulação de leitos e na desospitalização.
Outra ação de ganho rápido foi o alinhamento de práticas no setor de suprimentos, onde foram avaliados os processos nas etapas de compras, estoque, distribuição, dispensação e formação da conta, o que já trouxe uma redução significativa no giro do estoque.
Agora, no segundo ciclo de implementação do projeto, será dada continuidade à implementação de iniciativas estratégicas, reestruturação da quimioterapia e da radioterapia e a modelagem financeira, com planejamento embasado em ações e modelo financeiro confiável e assertivo. Neste ciclo já foram priorizados: aumento na produção de quimioterapias, otimização da volumetria de estoque, redução de compras emergenciais, redução de custo com otimização de quadro dos serviços de limpeza, contratualização com fornecedores de MAT/MED, realização de inventário – diferenças apontadas como positivas, redução da quantidade de impressões, equalização de quadro de pessoal, otimização do giro de leito, revisão de cadastro de procedimentos e otimização na execução de procedimentos.