Criatividade e informação: ingredientes suficientes que compuseram a ação do ambulatório de mastologia promovido em dois dias para colaboradores do HCP. Na biblioteca, a equipe criou uma feira de conhecimentos sobre câncer de mama e fez alusão ao “Xou da Xuxa”, com meninas vestidas de paquitas e a própria Xuxa, interpretada pela coordenadora de enfermagem, Lorena Andrade. O objetivo foi entreter os participantes e, ao mesmo tempo, conscientizá-los a respeito da campanha Outubro Rosa. O evento contou com o apoio de Elayne Heide, enfermeira da educação permanente, que participou do processo criativo, e de Rosana Lira, psicóloga, que tocou músicas da Xuxa durante a apresentação.
Neste ano, a campanha Outubro Rosa da nossa instituição enfatiza a importância do protagonismo feminino no cuidado com a própria saúde. Prestar atenção às mudanças do corpo e realizar exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na feira de conhecimentos, a equipe da mastologia montou estandes para falar sobre rastreio e diagnóstico, autoexame e prevenção. Ao assistirem às explicações dos grupos, os espectadores aproveitaram o “Xou da Xuxa” e participaram de sorteios de brindes.
Lorena Andrade explica que a ideia era fazer algo diferente nesta campanha, sem perder o toque de inovação e criatividade. Em 2023, foi trabalhada a temática da Barbie em razão do lançamento do filme. Agora, o meme “Que xou da Xuxa é esse?” viralizou nas redes sociais e foi utilizado em diversos contextos.
“Assim como no ano passado, pensamos no que está em evidência no momento. E a primeira coisa que surgiu foi o ‘Que show da Xuxa é esse?’, que, além de ser algo que está na mídia, a própria Xuxa traz um significado especial na vida das pessoas. Foi interessante para atrair o público e fazê-lo se sentir parte dos momentos que o HCP promove. Eu fiz questão de que este ano fosse algo construído pela equipe de mastologia, pois é uma oportunidade para que todos conheçam os profissionais do setor que estão aqui todos os dias. Mostramos que é possível transmitir conhecimentos de uma forma lúdica e interativa”, completa.
Teve sorteios de cosméticos, bolo de rolo e acessórios, conseguidos por meio de parcerias.
Rutilany Farias, supervisora de teleatendimento, aprovou o evento:
“Achei interessante saber da importância da mamografia de um jeito diferente. Foi bem divertido participar. Parabéns a toda a equipe organizadora.”