O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) abraça, neste mês de maio, a campanha Maio Cinza, voltada para a conscientização sobre a detecção precoce do câncer cerebral. Com sintomas iniciais muitas vezes sutis e semelhantes a doenças menos graves — como dores de cabeça, tontura e lapsos de memória —, o tumor cerebral é um dos desafios na luta contra o câncer.
De acordo com o neurocirurgião do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Dr. Frederico Tavares, a dificuldade no diagnóstico precoce é um dos principais riscos da doença. “Alguns sinais, como mudanças no padrão da dor de cabeça, alterações visuais, tontura, fraqueza nos membros e dificuldades na fala, podem indicar a presença de um tumor. É essencial estar atento às mudanças e buscar orientação médica rapidamente”, reforça o especialista.
Entre outros sintomas a serem observados estão: crises convulsivas, alteração das funções neurológicas como por exemplo perda da força e tato dos membros, perda da audição, visão turva, problemas na fala, dificuldade de raciocínio e compreensão, mudanças comportamentais, dificuldade de equilíbrio e sonolência acentuada.
O câncer cerebral pode ter origem no próprio cérebro ou ser resultado de metástases, quando células cancerígenas de tumores como mama e pulmão atingem o sistema nervoso central. Embora mais comum em pessoas acima dos 60 anos, a doença pode acometer todas as faixas etárias, variando conforme o subtipo do tumor.
Diagnóstico e tratamento
A principal forma de tratamento é a cirurgia, que pode ser complementada por quimioterapia e radioterapia em casos em que a retirada total do tumor não é possível. O sucesso do tratamento, segundo Dr. Frederico, depende fortemente da identificação precoce da doença. “Quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura. Quando a cirurgia não é indicada, o tratamento paliativo busca oferecer qualidade de vida ao paciente”, explica.
Atualmente, pouco se sabe sobre os fatores de risco do câncer cerebral, sendo a exposição excessiva à radiação a principal condição associada ao surgimento da doença. Como não existe causa relacionada ou fatores de risco conhecidos para os tumores cerebrais com exceção da exposição à radiação, de modo geral, o câncer pode ser reduzido com mudanças de hábitos saudáveis como: não fumar, ter uma alimentação saudável e adequada, ter um peso saudável, praticar atividade física, amamentar, fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero, tomar a vacina contra o HPV, vacinar contra a hepatite B, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar alimentos processados, evitar a exposição excessiva ao sol e em horários inadequados e evite exposição a agentes cancerígenos.
Sobre o HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente ao atendimento oncológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Reconhecido pelo acolhimento humanizado e pela excelência técnica, o HCP depende de doações de pessoas físicas e jurídicas para manter seus serviços e investir na modernização de suas estruturas e equipamentos. Conheça mais sobre o trabalho do hospital e saiba como contribuir em: www.hcp.org.br.