Em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) participou de um mutirão de biópsias gratuitas, em parceria com o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila e o Laboratório Luciana Gurgel, para atender mulheres do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam pelo exame.
Ao todo, foram realizados cerca de 40 biópsias core guiadas por ultrassonografia em um único dia, reduzindo significativamente o tempo de espera e ampliando o acesso ao diagnóstico. As pacientes diagnosticadas serão acolhidas e iniciarão o tratamento no HCP e no Hospital Oswaldo Cruz.
Para a mastologista Dra. Cinthia de Jesus, do corpo clínico do HCP, o impacto da ação é direto na vida das pacientes:
“Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Essa parceria mostra que, juntos, conseguimos transformar vidas.”
A biópsia é o exame que confirma ou descarta a presença do câncer, sendo indicada após alterações suspeitas detectadas em exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia. O material coletado é analisado em laboratório, permitindo identificar o tipo e estágio da doença. Com iniciativas como essa, contribuem para reduzir o tempo de espera e garantir que mais mulheres tenham acesso a um diagnóstico rápido e preciso.