O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) marcou presença no 34º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, promovido pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), em Brasília. O evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo gestores hospitalares, especialistas, autoridades públicas e representantes de instituições filantrópicas de todo o país.
Representando o HCP, o superintendente geral Sidney Neves participou das atividades do congresso, que teve como tema “Saúde: a escolha que transforma o País”. A programação colocou em debate questões estratégicas para o futuro da saúde filantrópica, entre elas sustentabilidade financeira, gestão hospitalar, inovação, transformação digital, financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), reforma tributária, pesquisa clínica, qualidade assistencial e ampliação do acesso à saúde.

A participação do HCP reforça o compromisso da instituição com o acompanhamento das principais discussões que envolvem o setor filantrópico e a assistência prestada pelo SUS. Para uma instituição que tem sua atuação voltada ao atendimento oncológico, estar inserida nesses espaços de diálogo também representa uma oportunidade de acompanhar novas estratégias de gestão, compartilhar experiências e fortalecer a articulação em defesa de uma saúde pública cada vez mais eficiente e sustentável.
Entre os temas discutidos durante o congresso estiveram os desafios relacionados à gestão estratégica de recursos na saúde filantrópica, com destaque para planejamento orçamentário, execução de recursos e mecanismos de financiamento público. A programação também abordou a transformação digital e o uso de tecnologias na gestão hospitalar, além de iniciativas voltadas à qualidade e à segurança do paciente.
HCP amplia participação no debate nacional
A presença de Sidney Neves no encontro dá continuidade à participação do HCP nos debates nacionais sobre os desafios da saúde filantrópica. Em 2025, o superintendente também representou a instituição no 33º Congresso da CMB, realizado em Brasília, que teve como foco o protagonismo do paciente e as perspectivas para o setor. “A participação em fóruns como o Congresso da CMB contribui para aproximar a instituição das discussões que definem os rumos da saúde no país e reforça a importância da união entre hospitais filantrópicos na construção de soluções para os desafios assistenciais, financeiros e de gestão”, destaca Sidney.
Sidney esteve acompanhado de outros gestores, membros da Fehospe – Federação dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco.









