Nem a chuva conseguiu diminuir a alegria e o empenho de todos durante o 1º mutirão de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, realizado em alusão a campanha Julho Verde, no último sábado (08/07). O intuito era promover um dia de exames e orientações, com a participação de médicos da equipe de cabeça e pescoço, dermatologia, enfermagem e toda a equipe multidisciplinar (nutrição, fisioterapia, serviço social, psicologia e fonoaudiologia).
O dia teve início com um café da manhã super caprichado, realizado com o apoio da nutrição do HCP, da Rede Feminina de Combate ao Câncer (grupo voluntário da instituição), João de Nadegi (deputado estadual) e as empresas Tia Sônia, Capricche e Nestlé (através da rede de supermercados Arco-Mix). Em seguida, os inscritos puderam participar das palestras e dos exames.
Nas palestras foram abordados temas como: A importância do Autoexame Bucal, Câncer de Laringe: complicações para fala, respiração e deglutição, Orientações psicológicas ao Paciente oncológico, Aspectos Sociais do Adoecimento Oncológico de Cabeça e Pescoço, Alimentação na prevenção e tratamento do câncer de cabeça e pescoço, e Atividade física na prevenção do câncer. “É um dia de acolhimento, avaliação e informação. A gente entende que a informação faz parte do compromisso que o Hospital de Câncer de Pernambuco tem com a prevenção e promoção da saúde além do tratamento oncológico. A informação também é importante para o diagnóstico precoce e possibilitar maiores chances de cura”, destacou Liliane Sarmento, coordenadora da equipe multidisciplinar do HCP.
“Me inscrevi no mutirão para tirar algumas dúvidas sobre o câncer de cabeça e pescoço, até porque eu sou fumante e faço parte do grupo de risco”, descreveu Genilda das Neves, participante do mutirão.
Ao todo, 100 pessoas fizeram a inscrição no evento. Entre os exames ofertados aos inscritos estavam: avaliação oral clínica, realizado pela equipe de odontologia, para diagnóstico de lesões malignas ou não na boca; oroscopia e videolaringoscopia, realizado pelas equipes de fonoaudiologia e cabeça e pescoço, com o exame físico da boca e garganta; e dermatoscopia, realizado pela dermatologista, para avaliação de lesões sugestivas para câncer de pele. Dos 12 pacientes atendidos pela dermatologista, cinco foram encaminhados para atendimento posterior na triagem do HCP, sendo quatro homens e uma mulher. Na avaliação no ambulatório de cabeça e pescoço, dos 22 atendimentos realizados, cinco foram encaminhados para a triagem, sendo quatro mulheres e um homem, sendo que quatro desses já possuem cartão do hospital e realizam atendimento na instituição.
O evento encerrou com uma alguma super animada de zumba promovida pelo professor Andrey Caminha.