Em acolhida solene, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) recebeu 13 novos residentes de várias áreas para compor o corpo clínico e multidisciplinar da instituição em 2023. A cerimônia foi online e contou com a participação de superintendentes, médicos e dos coordenadores da Comissão de Residência Médica (COREME) e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU).
Os residentes irão atuar nas seguintes especialidades: anestesiologia, oncologia clínica, oncologia cirúrgica, mastologia, cirurgia de cabeça e pescoço, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, farmácia, nutrição, enfermagem e odontologia.
O superintendente geral do HCP, Sidney Neves, deu boas-vindas aos recém-chegados integrantes aprovados nos programas de residência. “Os residentes são muito importantes na nossa caminhada que é cuidar cada vez melhor dos nossas pacientes. Parabéns a todos”, felicitou.
Dra. Leuridan Torres, assessora de ensino e pesquisa ressaltou a experiência humana que os residentes irão vivenciar no HCP, instituição referência no cuidado com pessoas com câncer. “Desejo que tirem o máximo de aprendizados nessa oportunidade. Com certeza, uma experiência que transforma e faz crescer como profissional e ser humano”.
Acolher e cuidar de pessoas com câncer, oferecendo ensino e pesquisa com excelência faz parte da missão do HCP, através dos pilares de integração, inovação e ampliação de conhecimento.
Para Dr. João Karamai, coordenador dos programas de residência médica, os novos residentes irão se deparar com uma rotina de trabalho muito rica, pois cada paciente oncológico possui uma dinâmica única.
“Não é atoa que o HCP é um hospital referenciado em oncologia no país. Nós temos números que demonstram isso. E fazer residência no HCP é ter uma responsabilidade muito importante para a vida. Sejam muito bem-vindos”, celebrou.
Ensino e pesquisa no HCP
A Superintendência de Ensino e Pesquisa é responsável pela organização, coordenação e pelo monitoramento das atividades acadêmicas e de pesquisa realizadas no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). A formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas estão presentes no HCP desde a sua fundação e, atualmente, fazem parte da missão da instituição.