O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foi agraciado com um importante reconhecimento durante o Terceiro Encontro Pernambucano das Comissões de Ética de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), realizado em 28/11, no Centro de Eventos do Recife. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências, fortalecer a ética na prática assistencial e estreitar os laços entre o Conselho e os profissionais.
A comissão de ética de enfermagem do HCP, formado pelos enfermeiros Rhaldney Guedes da Silva e Crislayne Laryssa da Silva Cunha, e pela técnica Maria José Valentino de Santana, foi premiada como Destaque 2024 pelo trabalho exemplar desenvolvido ao longo do último ano. A distinção reflete a dedicação e inovação da equipe em projetos que fortaleceram a ética e humanização no cuidado à saúde, gerando resultados positivos tanto para os pacientes quanto para os profissionais da instituição. O reconhecimento também é uma forma de valorizar as iniciativas que promovem a excelência no atendimento e o respeito à dignidade humana.
“Quero parabenizar toda a equipe da comissão de ética de enfermagem pelo excelente trabalho que vêm realizando. O prêmio é um reconhecimento merecido à dedicação, competência e ao compromisso de vocês em elevar os padrões éticos e humanos na assistência de enfermagem do HCP”, destaca a gerente de enfermagem do HCP, Bruna Buarque.
A escolha dos premiados seguiu um processo criterioso e transparente. Um comitê avaliador, composto por profissionais experientes, analisou os trabalhos inscritos com base em critérios como impacto das ações, relevância dos projetos e resultados obtidos. A avaliação destacou as iniciativas que transformaram o ambiente de trabalho e reforçaram a ética no dia a dia da enfermagem.
“Este reconhecimento é um reflexo do compromisso de nossa comissão em promover um atendimento ético e humanizado. Ele também reforça o papel fundamental das Comissões de Ética de Enfermagem como agentes de orientação e educação dentro das unidades de saúde”, destacou Rhaldney.
As Comissões de Ética de Enfermagem representam o Coren Pernambuco nas instituições de saúde, atuando como elo entre o conselho e os profissionais. Elas têm a missão de orientar e educar, sendo referências em situações de dilemas éticos ou condutas específicas. Sem caráter punitivo, as comissões promovem a ética como parte essencial do cuidado assistencial.