No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. No Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) esse dia não poderia passar em branco, afinal o hospital conta com uma das mais ativas redes de voluntariado que existem. Assim, como já acontece há 10 anos, a data foi comemorada nesta segunda-feira pela Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer com um grande café da manhã, oferecido aos pacientes e acompanhantes, nos jardins do ambulatório.
A ação, que teve início às 8h, contou com a presença do Corpo de Bombeiros e do 96º Grupo Escoteiro. Além do café, os pacientes puderam curtir uma apresentação da banda do Corpo de Bombeiros. Ao longo de toda a manhã, os músicos visitaram tanto o jardim do ambulatório, como algumas enfermarias, atraindo olhares e animando os corredores do HCP.
O trabalho voluntário, para muitas, é um momento de reflexão sobre as práticas realizadas pela Rede Feminina. “De fato, temos muitos momentos de perdas, mas também temos momentos de conquistas, que se fazem presentes quando vemos a melhora nos quadros dos pacientes, ou quando os vemos ir para suas casas com a certeza de que estão curados”, afirma Maria Da Paz, presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer.
Para Marilene Silva, paciente oncológica há 6 meses, “o trabalho das voluntárias é fundamental; são elas quem nos oferecem consolo quando estamos deprimidas e são elas quem dividem as tristezas e alegrias conosco”, conta. Ainda segundo Marilene, “o que elas fazem aqui é algo muito bonito; não são todos que conseguem dedicar suas vidas ao próximo”.